Como fazer arranjos de flores

Quem tem jeito para trabalhos manuais com certeza que gostará de aprender como fazer arranjos de flores. Seja para que ocasião especial for, os buquets coloridos são sempre uma boa aposta.

Enfeitar a casa com flores é como um toque de mágica que traz um encanto a qualquer ambiente. Basta apenas seguir as dicas dos especialistas e verá como conseguirá agradar a todos.

O primeiro passo para saber como fazer arranjos de flores e se quiser que fique bonito nas suas festas, saiba que não é preciso gastar muito dinheiro. Aprenda como fazer arranjos de flores passo a passo neste artigo.

Como fazer um centro de mesa com flores à sua escolha

O exemplo que aqui se deixa é de um centro de mesa, e que fica muito bem e bonito. Você poderá escolher as flores que preferir. Neste caso, vai precisar de três modelos. Tirando as flores, é bom que escolha um tipo de folha verde para completar o arranjo, que poderá ser de qualquer espécie.

centro de mesa com flores

Para fazer o seu arranjo de flores, comece por comprar uma esponja grande. A esponja serve para dar sustentação ao arranjo. Deixe-a num balde de água até que fique encharcada. Recorte a esponja do tamanho da metade do vaso que será feito o arranjo.

O maior segredo dos arranjos de flores é, realmente, esta esponja, que é usada em todas as ocasiões festivas. Mas tenha atenção ao tamanho da esponja, que deverá ser mais ou menos do tamanho do suporte. Comece por colocar os ramos de folhas na esponja. Coloque muitos ramos até encher e ficar quase sem espaço. Você pode utilizar diversos suportes, vasos e até pratos para fazer o seu arranjo.

De seguida, pegue na flor que quiser. Se tiver rosas, tire as pétaas amassadas. Depois, encaixe as rosas no meio da folhagem. Verá como as flores irão durar até ao dia seguinte, desde que não se esqueça de limpar as pétalas que já estão mortas ou danificadas. Faça-o com todas as flores. É importante recortar os cabos das flores com espinhos e folhagens.

Saiba que fazer um arranjo de flores não é nenhuma arte e que, aos poucos você vai ver o arranjo a ficar pronto. Basta ir colocando as flores nos espaços que sobrarem.

Cuidados a ter ao fazer um arranjo de flores

Saiba ainda que os cuidados a ter devem começar na seleção de flores saudáveis e na escolha de plantas saudáveis. Também deverá verificar previamente se a planta não tem flores secas ou murchas e se não existem sinais de doenças, pragas ou danos físicos.

Para fazer um arranjo de flores bonito, deverá ter em conta que tem de verificar se as flores estão devidamente limpas e embaladas. Caso venha a comprar flores murchas, fique consciente que não vai conseguir reavivá-las. Poderá, até, conseguir melhorar o aspeto visual delas, mas pode ter a certeza de que a sua durabilidade ficará comprometida.

Além disto, quanto maior o número de botões, maiores serão as chances do seu arranjo durar mais.

Para fazer arranjos de flores, deverá ainda saber que as espécies tropicais como as estrelícias ou cravos e as mais comercializadas nas floristas como as geribérias e as rosas, não deverão durar mais do que três ou cinco dias após o corte.


4 comentários

  1. Maria Joao Santos 1 de Agosto de 2013
  2. Mendes Pita 6 de Abril de 2014
  3. Luz Viana 15 de Junho de 2014
  4. Bocah 29 de Julho de 2014

Adicionar Comentário