Como escolher a cor certa para divisões pequenas

Escolher a cor certa para uma divisão da casa não precisa de ser uma tarefa complicada. Contudo, este processo de escolha deve ter sempre em consideração diversos fatores importantes, como é o caso do tamanho da divisão, da sua posição em relação à entrada de luminosidade ao longo do dia, do estilo de decoração, da função do espaço, entre outros.

No caso de divisões de menores dimensões existem ainda algumas limitações de espaço a ter em conta, sendo que algumas cores se tornam mais adequadas para este tipo de espaços.

Seguem-se algumas dicas de como escolher a cor certa para divisões pequenas.

Tonalidades arrojadas

 

 

Numa divisão pequena, mas bem iluminada, a utilização de uma cor mais arrojada nas paredes pode ser uma boa opção. Cores como laranja, verde ou azul vão tornar a divisão mais interessante e vistosa. No entanto, cores tão vibrantes devem ser combinadas com alguma atenção aos outros detalhes. Evite combina-las com outros elementos que competem pela atenção dentro do mesmo espaço ou corre o risco do espaço parecer demasiado cheio e pouco organizado, conferindo também a sensação de ser mais pequeno do que aquilo que realmente é.

Tonalidades de cinza

 

 

O cinza é uma cor muito versátil. É o resultado da combinação entre dois neutros, branco e preto, transformando-se assim numa tonalidade simples de combinar com praticamente todo o tipo de cores. Por exemplo, numa divisão pintada de cinza um tapete ou tecidos de tonalidades mais vibrantes como o verde podem criar uma decoração muito atrativa e interessante. A sua imaginação é o limite!

Contrastes fortes

 

Numa divisão pequena a utilização de contrastes fortes também torna toda a decoração mais original. Ao misturar cores e tonalidades escuras com outras mais claras é possível criar um visual mais dramático na decoração do espaço, dando-se ênfase àqueles elementos que queremos destacar como peças centrais da decoração. Pode também optar por brincar com as texturas, de forma a criar maior profundidade e interesse no espaço. Desta forma irá facilmente conseguir também criar uma atmosfera de maior conforto e mais acolhedora.

Amarelos e laranjas

 

Cores como o amarelo e o laranja são bastante brilhantes e ideais para a decoração de divisões pequenas. O laranja está associado à vida e à saúde. Estimula o apetite e transmite-nos vitalidade e energia. Por ser uma cor quente apela ainda à criatividade, ao mesmo tempo que intensifica a sensação de calor. A cor laranja é ideal para utilizar em ambientes com pouca luz.

No caso do amarelo, este transmite sensações de felicidade, inteligência, energia, alegria, optimismo e pureza e remete-nos para o calor do sol. Por ser uma cor quente traz para o ambiente a sensação de aconchego e secura. Tons de amarelo demasiado claros podem levar a que se perca o seu cariz vibrante e alegre da cor, mas é excelente para criar mais luminosidade na divisão. O amarelo é uma boa opção para um escritório, pois estimula a nossa criatividade.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Decoração de Interiores

Comentários

  • gostei muito deste material, como devo fazer para perfeiçoar-se muito na decoração de diferentes casas? penso que haja mais publicações de muitos exemplares para o mundo conhecer muito sobre a materia.

    Domingos Avelino Samutela 6 de setembro de 2012 11:54 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *