Como substituir vidro de janela

Apesar de a substituição de vidros partidos ser uma tarefa comum de bricolagem, é algo que se deve aprender a fazer na perfeição.

Trabalhar com vidros de janela normais é bastante simples (embora seja necessário algum cuidado), mas substituir o vidro numa janela com vidros chumbados é difícil. Contudo, está ao alcance de qualquer pessoa com paciência e uma mente prática.

TIPOS DE VIDRO

Quase todos os vidros de janela usados nas nossas casas são normais com uma espessura de 4 mm, embora os vidros mais pequenos possam ter 3 mm e os vidros grandes 6 mm ou mais de espessura.

Os vidros grandes e vidros em áreas vulneráveis, como em portas, em painéis perto de portas ou em níveis mais baixos, são provavelmente um de dois tipos de vidro de segurança. O vidro temperado é tratado a quente para que não tenha tanta probabilidade de partir e para que, quando isso aconteça, se desfaça em pequenos fragmentos; o vidro laminado compreende duas finas camadas de vidro com uma
camada de plástico entre ambas, para que, se o vidro partir, permaneça preso na camada de plástico intermédia.

Em todos os casos, substitua sempre um vidro por outro igual. Se tiver dúvidas, retire um pedaço do vidro antigo e leve-o ao seu fornecedor para comprar outro semelhante.

COMO RETIRAR O VIDRO VELHO

Retire o vidro velho, certificando-se de que usa luvas de protecção que lhe cubram os pulsos. Apanhe os vidros e envolva-os cuidadosamente em jornais, ponha-os numa caixa de cartão e guarde-os; o vidraceiro pode aceitar vidro partido

SUGESTÃO PRÁTICA

Quando retirar vidros partidos, aplique sobre estes fita adesiva em linhas cruzadas para evitar que o vidro se estilhace.

Um velho cinzel pode ser usado para retirar toda a antiga massa de vidraceiro – não use um cinzel novo porque ficará danificado pelos pregos (ou clips numa moldura de metal) que mantêm o vidro no lugar. Retire os pregos ou clips e toda a massa de vidraceiro.

SUBSTITUIR VIDRO PARTIDO

  1. Retire o vidro partido usando luvas de protecção para evitar cortes.
  2. Use um cinzel velho para retirar a massa de vidraceiro.
  3. Retire os pregos velhos com uma turquês.
  4. Coloque uma fina camada de massa de vidraceiro no caixilho.
  5. Posicione o vidro novo no local com a mesma distância a toda a volta.
  6. Coloque os pregos com intervalos de 300mm.
  7. Adicione mais massa de vidraceiro e arranje-a com um chanfro de 45 graus.
  8. Corte o excesso no interior e no exterior. Deixe secar.

COMO MEDIR O VIDRO

Anote as medidas da largura e do comprimento da reentrância em vários sítios. O tamanho do vidro de que precisa é 3 mm menor do que o tamanho da reentrância. Se tiver dúvidas, corte um molde de cartão e leve-o ao vidraceiro. Não se esqueça de novos pregos ou clips para segurar o vidro e compre o tipo de massa de vidraceiro correcto – quer para janelas de madeira quer para de metal.

COMO INSTALAR O NOVO VIDRO

  • Verifique se o vidro cabe no espaço sem bater em lado nenhum, depois coloque-o num local seguro.
  • Retire uma pequena quantidade de massa de vidraceiro e amasse-a com as mãos até estar flexível; se ficar agarrada às mãos, enrole-a em jornal para retirar algum óleo. Quando estiver boa para manejar, aplique uma camada na reentrância da janela, espremendo-a na palma da sua mão entre o polegar e o indicador como se fosse pasta dentífrica.
  • Coloque o vidro no lugar, apoiando-o em alguns fósforos, e pressione-o com cuidado contra a moldura até a massa estar bem espalhada na parte de trás – pressione o vidro nos lados e não no centro. Depois, coloque os pregos, fazendo deslizar a cabeça do martelo ao longo da superfície do vidro ou volte a colocar os clips.
  • Retire a massa que estiver em excesso na parte de dentro do vidro.
  • Finalmente, adicione mais massa de vidraceiro na parte exterior da janela, usando a mesma técnica do polegar e do indicador, até obter uma boa camada à volta do vidro.
  • Pegue numa espátula e alise esta camada num ângulo de 45°, empurrando a massa para as extremidades da moldura à medida que vai passando a espátula ao longo desta. Faça esquadrias nos cantos.

Adicionar Comentário