Como fixar sancas de esferovite, estuque e madeira

COMO FIXAR SANCAS DE ESFEROVITE

As peças de canto das sancas de esferovite têm extremidades quadradas concebidas para serem colocadas ao lado das peças direitas. Comece por instalar um canto, espalhando a cola recomendada e pressionando simplesmente a peça. Depois, coloque as peças direitas, trabalhando na direcção do canto seguinte, onde poderá ter de cortar uma peça direita para que esta caiba.
Se as paredes não forem uniformes, será aconselhável usar cola para mosaico de cerâmica em vez de cola para sanca, uma vez que aquela é mais espessa.

COMO FIXAR SANCAS DE ESTUQUE

Existe uma cola especial para fixar sancas de estuque, que deve ser espalhada na parte de trás das peças. Para fixar as sancas no lugar enquanto a cola seca, coloque pregos de arame na parede e no tecto ao longo das extremidades da sanca (sem atravessarem a sanca), depois de usar um pano húmido para retirar o excesso de cola ao longo das junções. Depois de a cola ter secado, retire os pregos e, se necessário, aplique massa de enchimento nos cantos e junções.

  1. Use a sanca e marque duas linhas de guia paralelas na parede e no tecto da divisão.
  2. Retire os revestimentos antigos. Risque a superfície da parede para aumentar a aderência.
  3. Corte em esquadria para o canto, pressione a peça e prenda-a com pregos.
  4. Corte um chanfro usando uma caixa de meia–esquadria e uma serra de respigar ou de painel.

COMO FIXAR SANCAS DE MADEIRA

A sanca de madeira pode ser aplicada com cola, da mesma forma que a sanca de estuque, embora seja mais fácil usar pregos finos para painéis, certificando-se de que penetram cerca de 20 mm a partir da parte de trás da peça. Martele-os e depois aplique pasta de madeira da mesma cor com uma espátula para esconder os buracos.
Como alternativa para cantos com junção em meia-esquadria, estes podem ser marcados – ou seja, a extremidade de uma peça é cortada segundo o perfil da peça adjacente. A primeira peça é cortada a direito para caber bem no canto e a segunda peça é colocada sobre esta.
As esquinas terão de ser chanfradas a 45°, aplicando-se pasta de madeira nos cantos e nas esquinas depois de a sanca estar no lugar.

  1. Corte um chanfro usando uma caixa de meia–esquadria e uma serra de respigar ou uma serra de painel.
  2. Complete a esquina com outra peça de sanca, unindo as extremidades.
  3. Coloque a peça de canto adjacente, que foi cuidadosamente chanfrada para uma esquina.
  4. Encha os intervalos dos cantos e esquinas com massa de enchimento de celulose e, depois de seco, passe com a lixa.
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *