Como reparar uma porta empenada.

Porta que range

 

Algumas gotas de óleo em cada dobradiça é normalmente o suficiente para que uma porta deixe de ranger. Faça penetrar o óleo empurrando a porta para trás e para a frente várias vezes.

Há três razões principais para que uma porta empene: a madeira pode ter dilatado, a porta pode ter descaído nas dobradiças ou prender na parte de baixo.

Madeira dilatada

 

Uma porta de madeira encolhe no Verão e dilata no Inverno. Para que deixe de emperrar, aplaine as beiras dilatadas, tirando a porta das dobradiças, se for necessário. No Verão, coloque fita para calafetar no aro da porta para tapar a frincha.

Porta descaída

 

Aperte os parafusos das dobradiças. Se estes não derem aperto, alargue os furos com uma broca, meta buchas de parede e coloque parafusos novos. Se a porta ainda descair, retire do aro a dobradiça superior e, com um formão, desbaste um pouco o encaixe da dobradiça. Coloque de novo a dobradiça e aparafuse o mais apertado possível. A porta ficará mais levantada.

Porta que prende

 

Se uma porta prende na parte de baixo por causa de um tapete, retire-a dos gonzos e, com uma plaina, desbaste o que for necessário.


Adicionar Comentário