COMO IDENTIFICAR OS PROBLEMAS DO SEU PORTÁTIL COM A PLACA GRÁFICA E EVITAR A SUBSTITUIÇÃO DA MOTHERBOARD

Nos últimos anos temos vindo a assistir à proliferação dos portáteis em detrimento dos tradicionais desktops. A sua massificação trouxe avanços tecnológicos e desenvolvimento acelerado no intuito de colmatar as suas limitações enquanto ferramenta de trabalho.

Estas máquinas estão a tornar-se cada vez mais pequenas dando cada vez mais sentido ao nome que as caracteriza, portáteis, levando ao extremo do adjectivo já termos no mercado pequenas maravilhas que nos cabem na palma da mão.

No entanto, como este mercado é cada vez mais apetecível e lucrativo, faz com que muitas marcas novas apareçam, e outras que até aqui se dedicavam a outras áreas da tecnologia queiram também entrar no “clube”. Se por um lado o cliente final sai a lucrar porque lhe alarga a escolha e lhe diminui o preço final, por outro traz-nos um problema relacionado com os padrões de qualidade e cria alguns problemas crónicos como é o caso da avaria do chip da placa gráfica.

Quais os sintomas de um portátil com o chip da placa gráfica avariado?

Um computador portátil com o chip da placa gráfica avariada pode apresentar Sintomas como riscos no monitor, a descaracterização das cores da imagem, o bloqueio total do funcionamento da máquina, o arrancar da máquina sem que passe imagem quer para o monitor quer para a saída de monitor externo, não se conseguir instalar os drivers da placa gráfica ou ouvirem-se uns apitos agudos são a forma de detectar este tipo de avaria.

Qual a solução para reparar o chip da placa gráfica de um portátil

As soluções para este problema passavam pela substituição da motherboard, solução muito cara, devido ao preço da motherboard. Uma vez que a placa gráfica era, e ainda é na maioria dos casos, integrada (soldada na motherboard) não justificando o arranjo, dado o custo elevado do material associado ao preço da mão de obra especializada e escassa.

No entanto com a descoberta do que provocava a avaria desenvolveu-se uma técnica de “ressoldagem” do chip da placa gráfica do portátil, que trouxe a alternativa ideal para quem quer perservar o seu computador. Uma solução económica e que na maioria dos casos resolve o problema definitivamente.

Em Portugal, a empresa Inforpáscoa, criou um departamento especializado em reparação de portáteis. Que entre outras reparações a computadores Portáteis, faz a reparação (resoldagem) do chip da placa gráfica de portáteis.

Print Friendly, PDF & Email

Comentários

  • Boa tarde!
    tenho um Toshiba Qosmio F30 e estou com problemas no chip gráfico tendo assim os sintomas acima descritos por vocês. gostaria de saber quanto levariam para fazerem de resoldagem ao chip. sou natural e residente nos açores, ilha do Faial cidade da Horta. obrigado
    cumprimentos

    Cláudio Silva 21 de junho de 2011 19:31 Responder
  • bom dia gostaria de obter mais informações pois tenho um computador portátil aviado na placa de video sou do norte Gaia pedia a vossa localização

    Artur Costa Costa 15 de outubro de 2012 9:22 Responder
  • Tenho um Hp dv7 o problema é ao jogar o ecrã fica preto mas o pc ta normal só desligando no botão. Aparecem linhas amarelas no ecrã. Já fiz limpeza e massa termina nova. Temperaturas estão baixas. Qual o preço da reparação?

    Ricardo 6 de março de 2015 16:07 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *