Como reparar uma peça de porcelana

Uma peça de porcelana vulgar partida pode ser reparada da mesma forma que a loiça, e as falhas podem ser colmatadas com uma massa apropriada. No entanto, quando se trata de peças valiosas, leve-as a um profissional, pois um restauro imperfeito diminui consideravelmente o valor da peça.

Como reparar falhas ou pequenas lascas

Preencha as falhas com uma mistura de cola epoxi de secagem lenta e gesso ou pó de talco. Se precisar de refazer um pequeno pedaço que falte, coloque fita-cola por trás da área a restaurar — ou, se se tratar de uma zona côncava ou convexa, utilize massa para moldes. Preencha o espaço vazio com uma massa espessa de cola epoxi e gesso, de forma que esta ultrapasse ligeiramente a superfície da peça. Quando esta massa tiver endurecido, alise a área restaurada com lixa de grão muito fina. Proceda com cuidado para não riscar a superfície vidrada à volta.

Como moldar um ornato

Se na peça a reparar existir um ornato igual ao partido, utilize-o para fazer um molde com massa apropriada. Depois de estar pronto, encha-o com betume celuloso, de consistência fina, já pronto. Quando o betume tiver endurecido, tire-o do molde, apare-o e lime-o para obter a forma desejada. Cole a nova peça no lugar com cola epoxi.


2 comentários

  1. Celia Diaz 27 de Julho de 2012
  2. Viviane Mara Mello 15 de Julho de 2013

Adicionar Comentário