Como ocultar as junções do teto com a parede – SANCAS

Existem sancas de polistireno, de reboco ou de madeira para aplicar entre as paredes e o tecto de uma divisão. Possuem duas funções: são decorativas e servem para esconder a união entre as paredes e o teto. Também se chama cornija a uma sanca decorativa; as cornijas antigas de estuque podem estar cobertas por muitas camadas de pintura e podem precisar de ser limpas para se verem os pormenores.

COLOCAR A SANCA

Usando um pequeno pedaço de sanca como guia, desenhe linhas a lápis a toda a volta da divisão, na parede e no tecto, para indicar a posição correcta. Certifique-se de que as linhas estão direitas e contínuas. Se colocar sancas de polistireno ou de estuque, todas as coberturas de parede e de tecto têm de ser retiradas entre as linhas de lápis. Passe um x-acto ao longo das linhas, depois levante o papel com uma espátula plana, usando água e um removedor de papel de parede se necessário.

Se instalar uma sanca de estuque, risque a parte da parede e do tecto sobre a qual a vai aplicar com a ponta de uma espátula ou de uma colher de pedreiro para a cola agarrar melhor.

COMO LIDAR COM OS CANTOS

Ao aplicar uma sanca de polistireno e de estuque, muitas vezes pode também comprar peças já preparadas para os cantos, que se colocam por cima das sancas nos cantos e nas esquinas e que lhe poupam o trabalho de ter de unir as junções. Com as sancas de madeira, pode encontrar peças com as linhas por onde cortar para instalar em cantos já traçados e esquinas.

Se não tiver cantos já feitos, terá de cortar um chanfro de 45° nas extremidades das sancas em que estas se encontram. Com as sancas de esferovite e de estuque vendem-se muitas vezes modelos especiais e escantilhões de papel para o ajudarem nesta tarefa.

A alternativa é uma caixa de meia esquadria. Para reboco e madeira, use uma serra de dentes finos ou uma serra de respigar para cortar a sanca; com o polistireno use um x-acto afiado. Esteja preparado para fazer pequenos ajustes nos chanfros de 45° se a divisão não estiver absolutamente em esquadria.

SUGESTÃO PRÁTICA

Quando retirar os pregos usados para fixar temporariamente a sanca, use alicates em vez de turqueses ou de um martelo de orelhas, que podem danificaras peças.


Adicionar Comentário