Como montar um jardim vertical – Monte seu jardim vertical com as técnicas ideais

O jardim vertical é uma das técnicas de paisagismo que vem crescendo muito nos últimos anos, fazendo parte da decoração do ambiente juntamente com a modernização de espaços proporcionados pela arquitetura, os jardins verticais vêm fazendo cada vez mais sucesso.

Com o crescimento de grandes centros urbanos, encontrar áreas verdes se torna algo a cada dia mais difícil, assim, as pessoas decidem trazer o verde para perto de si, ainda mais quando o estilo de jardinagem está na moda.

Além de valorização da casa, os jardins, de forma geral, trazem muitos benefícios aos moradores, diminuem a circulação de CO2 na casa, regularizam a temperatura e outros.

Existem diversas técnicas para a criação de um jardim vertical, sem contar nos cuidados que devemos ter, tipo de vegetação, tipo de solo e muitos outros fatores, pois não basta apenas você montar um jardim vertical, cuidar do seu jardim é essencial para que ele permaneça saudável e bonito.

Veja a seguir algumas técnicas para criar o seu jardim vertical

  • Técnica Wall Green: esta técnica é vendida em kits e pode ser encontrada no site http://www.tocadoverde.com.br/; é montado por um sistema de encaixe e forma, possuindo a capacidade de receber 18 plantas.
  • Técnica de blocos pré-moldados: esta técnica é interessante para implantação de jardins verticais rente à muros impermeabilizados. Há os blocos de concreto fundido ( forma contínua) e os de concreto socado (zigue-zague), desta forma é possível mesclar no designe do jardim.
  • Técnica Quadro Vivo: esta técnica consiste em um jardim vertical interno; basta apenas escolher um lugar com boa iluminação na casa e implantar o quadro vivo. O quadro é colocado com buchas, sistema manual ou computadorizado de irrigação e sistemas anti vazamentos, além de possuir gavetas que armazenam a água excedente do sistema de irrigação, fazendo com que possa ser reaproveitada em outras irrigações.
  • Técnica de fibra de coco: esta é uma técnica ideal para varandas e apartamentos; sendo confeccionada por um material natural, ela ficará bem com qualquer tipo de planta. Existem empresas como a Coquim (http://www.coquim.com.br/) que confeccionam e distribuem tais fibras para todo o país.
  • Técnica da garrafa PET: esta técnica é uma ótima solução para reaproveitamento de resíduos que seriam jogados no lixo; é uma boa alternativa para quem não dispõe de espaços para jardins e também é um meio barato de se ter um jardim vertical, pois como sabemos, implantar um jardim vertical custa um pouquinho caro (mas vale a pena).

Você pode fazer um jardim vertical com (além das técnicas citadas anteriormente) vasos em formatos de meia lua. Este método é ideal para decorar lugares pequenos, além da estética e posição do vaso ser do gosto próprio do individuo.

Outra boa ideia com o que você pode montar o seu jardim vertical é reutilizando paletes, blocos de construções e sapateiras (as que são penduradas em paredes).

Reutilize objetos que você levaria para a lixeira ou que precise de uma nova função para fazer o seu jardim vertical. Utilizando deste artifício e sua criatividade, as suas plantinhas ficarão em ótimo destaque.


Adicionar Comentário