Como manter, aliar e usar com segurança os cortadores de sebes

Na maior parte, os cortadores de sebes são accionados por motores eléctricos incorporados ou ligados a uma tomada. Se tiverem uma manutenção regular, prestarão serviço durante muitos anos sem causar problemas. Desligue sempre o cortador clã tomada antes de proceder a qualquer trabalho de manutenção.

Revisão:

Após um período de trabalho intenso ou nos prazos recomendados pelos fabricantes, faça uma revisão a todo o cortador. Solte as porcas que seguram a tampa da caixa de velocida­des e ponha-a de lado. As peças soltas devem ser guardadas num saco de plás­tico. Tire os parafusos da lâmina depois de desapertar as respectivas porcas, reparando na posição de quaisquer ani­lhas côncavas situadas sob a barra de suporte das lâminas. Retire cuidadosa­mente a lâmina fixa, depois levante a lâmina móvel do seu pino de fixação, situado na roda motriz.

Com uma escova de arame fina, retire toda a sujidade da superfície e dos den­tes de ambas as lâminas. Com uma lima, afie os dentes das lâminas, mas não lhes altere o ângulo do rebordo. Prenda cada uma das lâminas num torno de bancada enquanto trabalha, alterando a posição da lâmina de modo a poder trabalhar tão perto do torno quanto possível. Ter­mine esfregando cada uma das lâminas numa pedra de afiar a óleo, fazendo movimentos circulares a fim de eliminar quaisquer rebarbas.

Verifique as rodas motrizes e o bloco de accionamento das lâminas para veri­ficar se há sinais de desgaste ou danos, substituindo as peças necessárias. Embeba com óleo a almofada de feltro destinada à protecção das poeiras, trabalhando-a com os dedos. Seguida­mente, lubrifique as rodas motrizes com massa consistente. Torne a montar pela ordem inversa.

Verifique todo o comprimento do cabo para ver se há danos. Repare quaisquer ligeiros arranhões com fita isoladora, mas se o revestimento exte­rior estiver danificado, corte a secção danificada e torne a unir o cabo com um

ligador à prova de água (nunca com fita isoladora). Ponha a parte fêmea do ligador, e não os pernos salientes (o macho), na secção de cabo ligada à tomada. Caso seja necessário substituir a ficha (v. fichas), escolha uma de bor­racha.

Segurança:

Se a sua tomada não esti­ver protegida por um disjuntor diferen­cial (v. disjuntor diferencial), coloque primeiro um adaptador na tomada, ligando depois o cortador de sebes. Mesmo que corte acidentalmente o cabo, o disjuntor interromperá de ime­diato o fornecimento de energia. V. também ferramentas eléctricas, segu­rança com.

Leia as instruções com atenção, em especial no que se refere às limitações da ferramenta eléctrica.

Outros conselhos quanto à segu­rança :

•    Trabalhe com o cabo passado sobre um ombro, de modo a arrastá-lo atrás de si e bem longe das lâminas.

•    Segure sempre o cortador com ambas as mãos.

•    Tenha cuidado com o arame das cer­cas ou com qualquer obstrução causada por objecto metálico, pois podem estra­gar as lâminas e provocar um acidente.

•    Desligue o cortador da tomada se não estiver a usá-lo, mesmo que seja por pouco tempo.

•    Não trabalhe à chuva nem deixe o cortador exposto à mesma.

Como manter o seu cortador em bom estado:

Lubrifique um cortador com regularidade, como aconselhado pelo fabricante. Use um óleo leve de máquina e massa consistente. Limpe as lâminas após a utilização, assegu-rando-se de que retira toda a sujidade.


Adicionar Comentário