Como limpar e remover manchas de paredes

As paredes pintadas, ladrilhadas ou forradas com papel lavável precisam de ser limpas com regularidade. No entanto, alguns papéis de parede, como, por exemplo, os papéis com relevo, devem ser submetidos a um tratamento diferente, aplicado por um técnico.

Se não tem a certeza de que o seu papel de parede é lavável, experimente o agente de limpeza numa pequena zona que não fique à vista. Se o papel absorver a água ou o padrão for afectado, não lave a parede.

Antes de começar a lavar, levante tapetes ou carpetes e espalhe jornais velhos no chão para absorver os salpicos. Cubra as alcatifas ou carpetes fixas com folhas de plástico.

Determinados tipos de manchas não são fáceis de tirar. As marcas de carvão ou giz de cor ou as marcas de atrito, por exemplo, podem dar bastante trabalho. Em geral, conseguem tirar-se estas manchas de superfícies pintadas aplicando uma pasta de soda da cozinha e esfregando depois suavemente com palha-d’aço fina. Para remover marcas de gordura, esfregue com miolo de pão branco de véspera.

No papel de parede lavável, utilize um pano ou uma toalha de papel ligeiramente humedecido com um pouco de detergente — ou, se a mancha for persistente, experimente polvilha-la ligeiramente com pó abrasivo.

Limpe as nódoas de tinta permanente com uma solução de 1 colher de sopa de lixívia numa chávena de água fria e as de esferográfica com algodão embebido em álcool desnaturado. Em papel de parede lavável, experimente sempre o agente de limpeza numa parte que não dê nas vistas.

Para limpar manchas de cimento de uma parede de tijolo nu, utilize um produto próprio para alvenaria, que pode adquirir nas lojas de materiais de construção. Aplique o produto com uma trincha, espere uns minutos e esfregue a área com uma escova rija. Ao fim de 10 minutos, lave com água limpa.


One Response

  1. Mírian Arf 10 de Outubro de 2013

Adicionar Comentário