Como actuar em caso de incêndio em casa

Se o incêndio ocorrer em sua casa, as probabilidades de rápida salvação aumentam se, antecipadamente, tiver estudado a melhor via de fuga de cada uma das divisões.
Numa vivenda de dois pisos, por exemplo, se não puder utilizar as escadas, pondere qual dos quartos do andar de cima oferece a saída mais fácil.

Print Friendly, PDF & Email

Se o incêndio ocorrer em sua casa, as probabilidades de rápida salvação aumentam se, antecipadamente, tiver estudado a melhor via de fuga de cada uma das divisões. Numa vivenda de dois pisos, por exemplo, se não puder utilizar as escadas, pondere qual dos quartos do andar de cima oferece a saída mais fácil.

Considere também quais as janelas que possam ser abertas. É mais difícil ter de passar por uma janela que precise de ser arrombada, e é mais difícil arrombar uma janela de vidraça dupla do que uma de vidraça simples.

Tente achar uma maneira segura de atravessar a zona incendiada e chegar a uma porta ou janela do rés-do–chão.

Os bombeiros observam três regras fundamentais quando penetram num edifício a arder: experimentam todas as portas; fecham portas e janelas à passagem; mantêm-se rentes ao chão sempre que haja fumo.

Verifique a temperatura de cada porta antes de a abrir. Não a abra se estiver quente ou se se escapar fumo pelas juntas. Se a porta estiver fria, coloque-se atrás dela, abra uma nesga e espreite antes de se decidir a atravessá-la. Trave a porta com um pé para impedir que se abra com a pressão dos gases quentes. Se houver chamas no interior da sala, o escancarar da porta pode criar uma corrente de ar que as ateará.

Feche as portas atrás de si e, se for possível, também as janelas que encontrar abertas. Esta operação ajudará a reduzir a velocidade de propagação do incêndio.

Mantenha-se com a cabeça rente ao chão. O fumo sobe e começa por se acumular junto ao tecto. Próximo do chão o ar é geralmente ainda respirável e a visibilidade melhor.

Depois de sair de casa

Logo que se encontre no exterior e em segurança, verifique se falta alguém. Chame os bombeiros se ninguém o tiver feito antes.

Se a saída estiver bloqueada

Tente chegar a uma janela ou varanda. Abra a janela. Se houver varanda, saia para lá e feche a janela atrás de si.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *