COMO FAZER UM JARDIM DE INVERNO

Um jardim de Inverno é um jardim interno cada vez mais comum quer em casas, empresas, lojas e shopings.

Da facto, um jardim de Inverno é uma ótima ideia para quem gosta de plantas e não tem tanto espaço quanto isso.

Para saber como fazer um jardim de Inverno há que aproveitar o espaço que se tem, como varandas, por baixo de escadas ou mesmo entre cómodas ou armários. Pode também usar peças decorativas, móveis de jardim e vasos.

Seguem-se outras dicas de como fazer um jardim de inverno.

 

Jardins-de-inverno

 

Dicas

Para fazer o seu jardim de Inverno, escolha um canto da sua casa ou escritório e torne-o especial e aconchegante. Decore com divisórias de vidro, pedras e texturas. Aproveite e use plantas que se adaptem melhor aos interiores. Mas, tenha cuidado, pois qualquer planta vai necessitar de ter luz solar e ventilação.

Cultivar plantas é revigorante e não apenas relaxante e terapêutico, pois também deixa o ambiente lindo e luxuoso.

Para fazer o seu jardim de Inverno, vai precisar de um local onde possa colocar terra ou areia, sejam pedras brancas ou plantas, pois tudo fará parte do visual final.

Algo que nunca se deverá esquecer é da iluminação, um detalhe que nunca deverá faltar, uma vez que as iluminárias irão dar ao ambiente mais vida e glamour. Vai ter um jardim em que não vai precisar de ter muito trabalho com ele, sendo que também poderá optar por plantas artificiais. Nada no visual vai mudar e só irá poupar alguns esforços a mais para tratar.

Os jardins de Inverno podem, ou não, ter um teto, mas o que importa é que recebam luz natural. No caso dos jardins cobertos, um teto de vidro ou uma clarabóia irão ajudar a manter o ambiente constantemente iluminado.

Para quem nunca pensou nisso, saiba que poderá fazer um jardim de Inverno num apartamento, desde que este fique perto de uma janela. Uma dica é adaptar um jardim numa varanda com portas de vidro. Outro exemplo é fazer o jardim por baixo de umas escadas, pois são áreas que muitas vezes não são aproveitadas para decoração.

De facto, a escolha que da vegetação que irá compor o jardim de Inverno vai basicamente depender de como é que o ambiente está relacionado com a luminosidade. De um modo geral, as plantas mais indicadas para estes ambientes são as que se adaptam aos interiores, como as palmeiras Raphis e Chamaedora ou herbáceas como o lírio da paz ou antúrio.

Uma vez que nestes ambientes as plantas estão colocadas em vasos, vai ser importante evitar as que tenham raízes muito profundas ou de grande porte.

Para saber fazer um jardim de Inverno, há que perceber que tanto podem ser rústicos com elementos naturais ou mais contemporâneos e minimalistas. Em regra, a decoração poderá ser feita com recursos como vasos de cimento, fibra, vidro ou cerâmica, fontes de pedra ou mesmo lareiras ecológicas.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *