Como fazer uma piscina

Existem muitos tipos diferentes de piscina, assim como modos de as construir.

Para saber como fazer uma piscina é importante que tenha em mente que deve sempre respeitar alguns passos de construção, isto porque uma piscina vazia terá de suportar a pressão da terra à volta.

As piscinas construídas são as mais tradicionais e existem em inúmeros formatos, profundidades e execuções, desde que tenham um bom projeto de arquitetura e engenharia.

Construir a piscina

Primeiro é feita uma escavação e depois a estrutura é montada. A definição da estrutura irá depender do tipo de projeto e das decisões do cálculo de engenharia.

 

piscina3

 

As piscinas de fibra não são mais do que sistemas pré-moldados, que já vêm prontos e auto-sustentáveis. São piscinas muito utilizadas, pois são mais baratas e de rápida execução, apesar de também exigirem uma escavação, que é seguida por uma base de concreto sobre a qual o tanque é apoiado. A parte da terra que se retira na escavação costuma ser utilizada para preencher os vãos laterais depois do tanque de fibra ser colocado.

É ainda preciso ter em conta a questão da impermeabilização. No caso das piscinas de vidro, elas já vêm impermeabilizadas. Por outro lado, as piscinas construídas não o são, mas as formas mais comuns de o fazer são com o uso de manta asfáltica ou pintura própria. De qualquer forma, é importante que exista uma camada protetora da impermeabilização, bem como um revestimento final.

Quando estiver a decidir sobre como proceder para fazer a sua piscina, recorde-se que existem várias opções de revestimentos. No caso das piscinas pré-moldadas, a fibra de vidro já cumpre esse papel. Mas, não se esqueça de ter em conta o acabamento da quina, que é o encontro entre o revestimento e a borda da piscina, bem como o próprio revestimento da borda e envolturas.

Filtragem

O tipo de filtragem também é importante. Deverá ter um ralo de fundo e um sistema que mantenha a água a circular. Para isso vai ser necessária uma bomba de água e um sistema. As dimensões da bomba e do filtro têm uma relação direta com o volume de água da piscina.

A bomba faz com que a água circule pelos retornos, que são os bocais localizados nas paredes da piscina. A sua posição deve-se ao facto de fazerem a água circular em direção ao ralo do fundo, que a envia para o filtro, onde é tratada e enviada de novo para o tanque.

Quando estiver a fazer uma piscina, saiba que deverá ter um sistema básico com estes componentes. Mas além destes, existem outros como o skimmer, aquecedores, filtros de ozono e iluminação, por exemplo. São estes elementos que compõem a parte hidráulica da piscina e são ligados por uma tubagem própria, geralmente feita com tubos de PVC.

A piscina deverá ainda ser tratada periodicamente com os produtos químicos recomendados, em regra, algicida e cloro. Também não se deverá esquecer de medir frequentemente o pH da água.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *