Como fazer um deck de madeira

Para quem aprecia misturar diversão com trabalho, fazer um deck de madeira em casa vai garantir que consiga ambas, além de passar a ter uma boa área de lazer para o Verão.

O sistema Deck Fácil é desenvolvido para que todo o processo de instalação de um deck de madeira fique facilitado, além de também ser bastante versátil, prático, com alta durabilidade e segurança.

Preparação

deck-madeiraO terreno onde o deck irá ser colocado deverá estar preparado para um alinhamento e instalação dos pilares de sustentação. Também deverá verificar o tipo de drenagem que o terreno tem, por forma a evitar águas paradas sob o deck.

Tire cuidadosamente as medidas, que variam em função da altura do deck. As linhas dos pilares de sustentação de longarinas deverão ter pilares a cada 2,50 metros, no máximo, e as linhas de transversinas, deverão ter, no máximo, 1,50 metros. A profundidade da fundação das vigas irá variar consoante a tabela de altura dos pilares.

Assim, até um metro de altura do deck, a fundação deverá ter 50cm, entre um metro e 1,50mts, uma findação com 60cm, entre 1,50cm a 2mts, uma fundação com 70cm e de dois a três metros, uma fundação com 80cm.

Em cada buraco deverá ser feita uma base com 10cm de cimento, depois de acentar bem a terra do fundo. Para alocar os pilares, deverá utilizar uma mangueira de água para a altura de apoio e um prumo para nivelamento.

Depois de conferido o alinhamento dos pilares,  instalam-se as vigas de sustentação. Compre madeira que não apodreça, por exemplo, pinho autoclavado. As vigas principais são as longarinas com bitola de 15x5cm e as transversinas  4x10cm ou 5x10cm.

A base para fixar o deck deverá ter 40cm de distância entre barrotes. Para as réguas, utilize madeiras mais duras, por exemplo, provenientes de manuseamento florestal e que esteja tratado contra bichos e fungos.

Instalação

Nesta fase do processo de fazer um deck de madeira, vai ter início a instalação das réguas pelo alinhamento principal, fixando a primeira régua do deck com quatro peças de encaixe, os fixadores de polipropileno. As réguas deverão ter cortes como o encaixe fémea dos soalhos, com um centímetro de folga entre o barrote e o meio do deck para o encaixe.

Em seguida, encaixe a próxima régua e coloque os fixadores. Aparafuse, utilizando parafusos para madeira na medida de 4mm x 35mm com tratamento bicromatizado. Vá fazendo emendas sobre os barrotes para evitar réguas soltas.

Para fazer um deck de madeira bem resistente e seguro, ass réguas do deck devem ter três demão de aplicação de verniz em todos os lados da madeira.


2 comentários

  1. Cris 8 de Dezembro de 2013
    • Cristina 26 de Dezembro de 2013

Adicionar Comentário