Como fazer um deck de madeira

Para quem aprecia misturar diversão com trabalho, fazer um deck de madeira em casa vai garantir que consiga ambas, além de passar a ter uma boa área de lazer para o Verão.

O sistema Deck Fácil é desenvolvido para que todo o processo de instalação de um deck de madeira fique facilitado, além de também ser bastante versátil, prático, com alta durabilidade e segurança.

Preparação

deck-madeiraO terreno onde o deck irá ser colocado deverá estar preparado para um alinhamento e instalação dos pilares de sustentação. Também deverá verificar o tipo de drenagem que o terreno tem, por forma a evitar águas paradas sob o deck.

Tire cuidadosamente as medidas, que variam em função da altura do deck. As linhas dos pilares de sustentação de longarinas deverão ter pilares a cada 2,50 metros, no máximo, e as linhas de transversinas, deverão ter, no máximo, 1,50 metros. A profundidade da fundação das vigas irá variar consoante a tabela de altura dos pilares.

Assim, até um metro de altura do deck, a fundação deverá ter 50cm, entre um metro e 1,50mts, uma findação com 60cm, entre 1,50cm a 2mts, uma fundação com 70cm e de dois a três metros, uma fundação com 80cm.

Em cada buraco deverá ser feita uma base com 10cm de cimento, depois de acentar bem a terra do fundo. Para alocar os pilares, deverá utilizar uma mangueira de água para a altura de apoio e um prumo para nivelamento.

Depois de conferido o alinhamento dos pilares,  instalam-se as vigas de sustentação. Compre madeira que não apodreça, por exemplo, pinho autoclavado. As vigas principais são as longarinas com bitola de 15x5cm e as transversinas  4x10cm ou 5x10cm.

A base para fixar o deck deverá ter 40cm de distância entre barrotes. Para as réguas, utilize madeiras mais duras, por exemplo, provenientes de manuseamento florestal e que esteja tratado contra bichos e fungos.

Instalação

Nesta fase do processo de fazer um deck de madeira, vai ter início a instalação das réguas pelo alinhamento principal, fixando a primeira régua do deck com quatro peças de encaixe, os fixadores de polipropileno. As réguas deverão ter cortes como o encaixe fémea dos soalhos, com um centímetro de folga entre o barrote e o meio do deck para o encaixe.

Em seguida, encaixe a próxima régua e coloque os fixadores. Aparafuse, utilizando parafusos para madeira na medida de 4mm x 35mm com tratamento bicromatizado. Vá fazendo emendas sobre os barrotes para evitar réguas soltas.

Para fazer um deck de madeira bem resistente e seguro, ass réguas do deck devem ter três demão de aplicação de verniz em todos os lados da madeira.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Casa e Jardim · Madeiras

Comentários

  • Olá Vi um deck e achei interessante e gostaria de saber como seria o procedimento de fixação poderia me ajudar veja em http://deckdemadeiradeckdepiscina.com.br/

    Cris 8 de dezembro de 2013 20:07 Responder
    • Cris,

      Vi também estes decks modulares e achei na base de plastico e base de Madeira o mais interessante e que vc pode montar do jeito que sua imaginação projetar…..quanto a fixação depende muito de sua base…ou o piso que esta em baixo….se for muito irregular recomendo base plastica e decks menores pois o balanço deles pode ser desagradável quando vc anda em cima…..quando o piso e regular….vc pode utilizar base de Madeira ou plastica….que fica muito bom neste segundo caso vc fica com piso mais rústico nao aparecendo aquela base em baixo do piso plastica que as vezes pode ser muito artificial….vi alguma coisa sobre este assunto no blog deste site…. http://deckdemadeiradeckdepiscina.com.br/blog/deck-madeira-dicas/?p=5#more-5

      Cristina 26 de dezembro de 2013 13:32 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *