Como fazer para ter uma casa em bom estado

  • on 30 de maio de 2011
  • Likes!

Manter a sua casa em bom estado é a versão adulta da arrumação do quarto mas, embora a tarefa pareça pouco convidativa e até assustadora, quando terminar vai desejar ter feito o esforço mais cedo. Se for a proprietária da sua casa faz todo o sentido tratar dela, de modo a valorizá-la. Mas a melhor razão para reparar as tábuas de soalho que se encontram soltas, ou a porta que range, é a sua casa passar a ser um lugar mais bonito, e possivelmente mais seguro, para viver. Os trabalhos de maior envergadura, tais como voltar a estucar paredes e tectos ou mudar o soalho, devem ser entregues a profissionais exímios, mas reparar buracos é uma brincadeira de crianças e substituir um rodapé não é muito difícil (mas retirar o antigo pode ser um tanto complicado).

Os soalhos têm um grande impacto na casa e por isso não deve ter medo de retirar a já gasta e antiquada alcatifa, ou qualquer outro material que o esteja a revestir. Se tiver muita sorte conseguirá encontrar por baixo um belo soalho de madeira ou mosaico, que poderá limpar e restaurar.

As paredes e tectos não podem ser ignorados e atrairão atenções indesejáveis se não se encontrarem em bom estado. Contudo, uma bricolage sensato pode fazê-los desaparecer no restante conjunto, ou realçá-las ousadamente, dependendo da sua preferência. Embora os espaços abertos estejam na moda e as paredes tenham caído em desuso, é aconselhável que os principiantes deixem as paredes em paz a não ser para as forrar e decorar. As paredes desempenham um papel muito importante no apoio de tectos, andares superiores, telhados e até edifícios inteiros, não devendo por isso pensar sequer em retirar uma única – as consequências podiam ser desastrosas. Se pretende ter um espaço aberto, contrate um arquitecto qualificado ou um perito, para a aconselhar sobre a melhor maneira de o fazer.

Retirar uma porta abrirá um espaço e não é difícil de fazer, tal como não o é colocar uma nova. As janelas são mais problemáticas por fazerem parte da estrutura de um edifício, mas fazê-las abrir ou fechar mais suavemente é bastante simples. Objectos novos, tais como fechos de portas e janelas, não só funcionarão melhor como darão um bom aspecto, do mesmo modo que um armário ou uma porta se transformarão, apenas com novos puxadores ou maçanetas.

Logo que a sua casa estiver bonita faz sentido certificar-se de que também está protegida e é segura. Os alarmes de fumo são económicos e podem salvar vidas, havendo também à venda no mercado uma grande variedade de fechaduras e ferrolhos que são simultaneamente discretos e fáceis de colocar em portas e janelas para as tornar inacessíveis a intrusos, sem fazer com que a sua casa pareça uma fortaleza.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · · · ·
Categorias do artigo:
Bricolage · Casa e Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *