Como fazer lajetas de betão

As lajetas de betão pré-fabricado têm dimensões e formatos variáveis, com espessuras entre 6 e 10 cm.

Como fazer um caminho

Limpe toda a área a pavimentar, retirando a camada de terra vegetal, e demarque a largura do caminho utilizando um cordel e cunhas de madeira. Deixe juntas de 1 cm entre as lajetas, utilizando réguas de madeira aquando da pavimentação.No caso de um solo pouco consistente, crie uma base de cascalho ou tout-venant de 10 a 25 cm de espessura. Dê ao pavimento um ligeiro declive para escoamento das águas das chuvas.Há três maneiras diferentes de assentar as lajetas de betão:

Cama de areia

Prepare uma camada de areia de aproximadamente 5 cm de espessura, nivele-a com uma régua, sem pisar nem compactar, e sobre ela assente as lajetas.

Montículos de argamassa

Prepare a argamassa com uma parte de cimento para quatro de areia e um pouco de água. Misture tudo de modo a obter uma massa espessa e não desagregável. Para cada lajeta faça cinco montículos de argamassa — um em cada canto e outro no meio — e assente a lajeta sobre eles, batendo levemente até ficar nivelada, como no caso da camada de areia.

Camada de argamassa

Deite sobre areia uma camada de 3 cm de argamassa feita como para os montículos. Assente as lajetas, nivelando-as, como nos casos anteriores.

Como refazer caminhos

Se uma lajeta oscilar ou estiver desnivelada, levante-a com a ajuda de uma pá. Limpe-a e arrume-a ao alto. Aplane ou acrescente areia conforme necessário, depois assente de novo a lajeta, batendo até ficar nivelada. Se forem utilizados montículos de argamassa, raspe toda a argamassa velha com uma colher de pedreiro. Faça nova argamassa e torne a assentar a lajeta. Se tiver sido utilizada uma cama de argamassa, retire a lajeta, desfaça a argamassa velha com um maço e limpe tudo. Faça uma nova cama de argamassa e substitua a lajeta.

Como preencher as juntas

No caso de caminhos novos e de caminhos refeitos, é preferível preencher as juntas com argamassa — espere pelo menos dois dias após a colocação das lajetas. Pode utilizar areia, mas esta favorece o crescimento de ervas daninhas. Faça a argamassa misturando uma parte de cimento, duas de areia e um pouco de água, de modo a obter uma mistura que fique seca e quebradiça. Utilize um pincel velho para molhar as juntas com água limpa, depois preencha cada junta com argamassa usando uma pequena colher de pedreiro. Depois de os espaços estarem preenchidos, passe um pedaço de tubo curvo ou uma cunha ao longo de cada junta para retirar a argamassa em excesso.



Adicionar Comentário