Como usar cavilhas

As cavilhas, ou pinos curtos de madeira dura, servem para juntar peças de madeira quando se fabricam ou consertam peças de mobiliário, tais como tampos de mesa ou cadeiras. As junções cavilhadas fazem-se abrindo os furos correspondentes em duas peças de madeira, inserindo neles cola e as cavilhas e apertando as duas peças uma contra a outra até a cola secar.

Podem comprar-se cavilhas já feitas em vários tamanhos; apresentam ranhuras a todo o comprimento para que o excesso de cola se escoe; mas pode também fazê-las usando um serrote para cortar pequenos cilindros de madeira e o mesmo serrote para abrir neles as ranhuras.

Escolha uma cavilha com diâmetro igual a um terço da espessura da madeira com que ela vai ser inserida e cerca de 3 mm mais curta do que a profundidade total dos dois furos. A profundidade de cada furo deve ser de pelo menos dois terços da espessura da madeira furada.

Uma maneira simples de alinhar os furos da cavilha é marcá-los com pinos. Enterre estes na posição devida numa das peças que quer juntar, deixando-os saídos cerca de 6 mm. Corte as cabeças dos pinos com uma turquês. Junte as duas peças de madeira e bata na primeira com um macete para que os pinos deixem marcas na segunda peça. Por fim, tire os pinos com um alicate.

Abra os furos com a profundidade pretendida nas marcações, usando de preferência um berbequim que tenha uma guia para furacões para uma maior precisão e uma broca para madeira que abra furos com o fundo plano. Retire as aparas de madeira dos furos. Ponha cola nas cavilhas até meio e introduza-as numa das peças de madeira. Ponha cola à volta das bordas dos furos. Depois, ponha cola também nas partes saídas das cavilhas e una as duas peças com força. Limpe qualquer excesso de cola e deixe secar, colocando grampos se necessário.

CONSELHOS. Para abrir as ranhuras nas cavilhas feitas em casa, prenda a serra num tronco com os dentes para cima e passe a cavilha nos dentes da serra, usando luvas para evitar ferir-se.

As cavilhas ajustam-se mais facilmente se tiverem as extremidades chanfradas. Em geral, as que se encontram à venda já vêm assim; pode chanfrar rapidamente as feitas em casa usando um apara-lápis.

 


2 comentários

  1. Maila Oliveira 31 de Julho de 2013
  2. Carlos Silva 6 de Outubro de 2013

Adicionar Comentário