Casa na árvore, esconderijo para os seus filhos

Escolha uma árvore com ramos fortes e espaçados de 1,5-2 m de altura.

Print Friendly, PDF & Email

Uma casa numa árvore tem de ser feita à medida da árvore, e a construção ser segura e sólida. Construa-a segundo as indicações que aqui damos, com uma estrutura de madeira aparafusada, uma escada, grades de segurança e tábuas de soalho ligeiramente espaçadas para permitirem o escoamento das águas da chuva. Como cobertura, pode colocar um toldo para dar sombra e abrigo.

Escolha uma árvore com ramos fortes e espaçados de 1,5-2 m de altura.

Madeira

A quantidade e as medidas da madeira dependem das dimensões da casa que quiser construir. Compre madeira tratada ou trate-a com um produto para protecção da madeira.

Para as duas ou mais vigas de suporte, use barrotes de 15×5 cm de secção. Para a base, precisa de quatro barrotes de 10×5 cm para formar os lados — conte também com um barrote central se a largura da casa for superior a 60 cm. Cinco barrotes de 5 x 5 cm formarão os prumos dos cantos e a entrada. Para as tábuas do soalho e as laterais, use madeira de 10×2,5 cm. A escada é feita de vigas de 6×4 cm para os banzos (lados) e de 5×2,5 cm para os degraus, de 30 cm de comprimento.

Acessórios de fixação

Para cada junção de canto, use três parafusos de cabeça redonda de 1 cm de diâmetro e 11.5 cm de comprimento (com porcas, anilhas lisas c dentadas). Use mais dois parafusos para a entrada e dois para fixar a escada. Para ligar a estrutura às vigas de suporte, use quatro ou mais parafusos de 20 cm. Precisa também de parafusos de cabeça chata galvanizados de 5 cm para os degraus da escada, as grades laterais e as tábuas do soalho e de pregos redondos de 15 cm para fixar as vigas de suporte à árvore.

Como construir a escada

Prenda com um grampo os dois banzos com as faces de 4 cm para cima. Use um serrote e um formão para abrir entalhes iguais para cada degrau, espaçados 25 cm de topo a topo, talvez menos no caso de se destinarem a crianças pequenas. Corte os entalhes com uma profundidade de 2,5 cm para que os degraus fiquem à face dos banzos. Aparafuse em primeiro lugar os degraus de cima e de baixo para que a escada fique com 30 cm de largura. Arredonde com uma lima a aresta frontal superior de cada degrau.

Como construir a casa

Corte as vigas de suporte à medida e fixe-as à árvore.Corte os barrotes da base e os dos cantos à medida . Dê a dois barrotes da base o comprimento da estrutura, ajustando os outros dois entre os primeiros. Os prumos dos cantos são fixados à estrutura de base da casa com três parafusos.

Marque cuidadosamente as posições dos buracos dos parafusos na extremidade de cada prumo e na face de 10 cm de cada barrote da base: em seguida, faça os buracos usando uma broca de 13 mm. Abra também dois furos para o prumo da entrada e deixe o vão com 31,5 cm de largura para que a escada fique encaixada nele. Assinale na face inferior dos barrotes da base os locais onde encaixarão nas vigas de suporte e abra os entalhes com 5 cm de profundidade.

Arme a base da casa no chão, pondo os barrotes de cutelo. Coloque dois lados paralelos 5 cm para dentro do topo dos outros; nesses espaços vão entrar os prumos dos cantos. Aparafuse cada junção, colocando as anilhas dentadas entre as duas peças de madeira. Segure os parafusos com anilhas e porcas e aperte-os bem com uma chave inglesa. Peça a alguém que o ajude a pôr a base sobre as vigas de suporte e encaixe-a no seu lugar. Prenda-a com parafusos, alargando os furos de 13 para 19 mm, conforme for necessário.

Abra furos nos prumos da entrada e fixe a escada. Aparafuse as tábuas do soalho à base da casa, deixando um intervalo de cerca de 2,5 cm entre elas. Aparafuse tábuas aos prumos até uma altura de pelo menos 80 cm.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Comentários

  • luana que estais fazendo no facebook nao sou nao quem é……

    Luana Lemos 28 de junho de 2012 21:56 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *