Casa na árvore, esconderijo para os seus filhos

Uma casa numa árvore tem de ser feita à medida da árvore, e a construção ser segura e sólida. Construa-a segundo as indicações que aqui damos, com uma estrutura de madeira aparafusada, uma escada, grades de segurança e tábuas de soalho ligeiramente espaçadas para permitirem o escoamento das águas da chuva. Como cobertura, pode colocar um toldo para dar sombra e abrigo.

Escolha uma árvore com ramos fortes e espaçados de 1,5-2 m de altura.

Madeira

A quantidade e as medidas da madeira dependem das dimensões da casa que quiser construir. Compre madeira tratada ou trate-a com um produto para protecção da madeira.

Para as duas ou mais vigas de suporte, use barrotes de 15×5 cm de secção. Para a base, precisa de quatro barrotes de 10×5 cm para formar os lados — conte também com um barrote central se a largura da casa for superior a 60 cm. Cinco barrotes de 5 x 5 cm formarão os prumos dos cantos e a entrada. Para as tábuas do soalho e as laterais, use madeira de 10×2,5 cm. A escada é feita de vigas de 6×4 cm para os banzos (lados) e de 5×2,5 cm para os degraus, de 30 cm de comprimento.

Acessórios de fixação

Para cada junção de canto, use três parafusos de cabeça redonda de 1 cm de diâmetro e 11.5 cm de comprimento (com porcas, anilhas lisas c dentadas). Use mais dois parafusos para a entrada e dois para fixar a escada. Para ligar a estrutura às vigas de suporte, use quatro ou mais parafusos de 20 cm. Precisa também de parafusos de cabeça chata galvanizados de 5 cm para os degraus da escada, as grades laterais e as tábuas do soalho e de pregos redondos de 15 cm para fixar as vigas de suporte à árvore.

Como construir a escada

Prenda com um grampo os dois banzos com as faces de 4 cm para cima. Use um serrote e um formão para abrir entalhes iguais para cada degrau, espaçados 25 cm de topo a topo, talvez menos no caso de se destinarem a crianças pequenas. Corte os entalhes com uma profundidade de 2,5 cm para que os degraus fiquem à face dos banzos. Aparafuse em primeiro lugar os degraus de cima e de baixo para que a escada fique com 30 cm de largura. Arredonde com uma lima a aresta frontal superior de cada degrau.

Como construir a casa

Corte as vigas de suporte à medida e fixe-as à árvore.Corte os barrotes da base e os dos cantos à medida . Dê a dois barrotes da base o comprimento da estrutura, ajustando os outros dois entre os primeiros. Os prumos dos cantos são fixados à estrutura de base da casa com três parafusos.

Marque cuidadosamente as posições dos buracos dos parafusos na extremidade de cada prumo e na face de 10 cm de cada barrote da base: em seguida, faça os buracos usando uma broca de 13 mm. Abra também dois furos para o prumo da entrada e deixe o vão com 31,5 cm de largura para que a escada fique encaixada nele. Assinale na face inferior dos barrotes da base os locais onde encaixarão nas vigas de suporte e abra os entalhes com 5 cm de profundidade.

Arme a base da casa no chão, pondo os barrotes de cutelo. Coloque dois lados paralelos 5 cm para dentro do topo dos outros; nesses espaços vão entrar os prumos dos cantos. Aparafuse cada junção, colocando as anilhas dentadas entre as duas peças de madeira. Segure os parafusos com anilhas e porcas e aperte-os bem com uma chave inglesa. Peça a alguém que o ajude a pôr a base sobre as vigas de suporte e encaixe-a no seu lugar. Prenda-a com parafusos, alargando os furos de 13 para 19 mm, conforme for necessário.

Abra furos nos prumos da entrada e fixe a escada. Aparafuse as tábuas do soalho à base da casa, deixando um intervalo de cerca de 2,5 cm entre elas. Aparafuse tábuas aos prumos até uma altura de pelo menos 80 cm.


One Response

  1. Luana Lemos 28 de Junho de 2012

Adicionar Comentário