Como escolher uma boa aparelhagem

Há tima vasta gama de aparelhagens estereofónicas cie alta fidelidade à venda no mercado a preços muito variáveis. Antes de optar por uma determinada aparelhagem, deve come­çar por resolver quanto quer gastar e depois em que tipo de aparelhagem está interessado.

Print Friendly, PDF & Email

Há uma óptima vasta gama de aparelhagens estereofónicas cie alta fidelidade à venda no mercado a preços muito variáveis. Antes de optar por uma determinada aparelhagem, deve começar por resolver quanto quer gastar e depois em que tipo de aparelhagem está interessado.

Os sistemas de som mais populares são constituídos por um gira-discos, um amplificador, um sintonizador de rádio, um leitor-gravador de cassetes para uma ou duas cassetes e dois altifa­lantes. Actualmente, também se vêm tornando mais vulgares os leitores de compact disc. Os sistemas estereofónicos existem em vários formatos, desde o formato de móvel até aos formatos midi e mini.

Muitas pessoas preferem adquirir um sistema de alta fidelidade juntando vários componentes avulso. Deste modo, pode. por vezes, obter-se uma aparelhagem razoável em que alguns componentes são de alta qualidade e outros menos bons e ir-se adquirindo outros melhores à medida que as disponibilidades financeiras o permitirem. Há também sistemas de alta fidelidade portáteis, muitos deles com colunas que podem ser separadas, embora sem gira-discos. Finalmente, existe uma grande variedade de rádios e leitores de cassetes portáteis, tipo walkman, e até leitores de compact disc portáteis.

Seja qual for o sistema por que opte, a sua prioridade máxima deve ser a qualidade do som. Dirija-se a uma casa da especialidade e tente obter uma demonstração completa de todos os modelos que estão dentro dos limites de preço que lhe interessam. Procure um modelo com um som claro e nítido, sem ruídos de fundo, com uma boa reprodução dos sons baixos.

Verifique a distorção do som quando o volume está no máximo, pois, exceptuando os sistemas mais dispendiosos, todos apresentam uma certa distorção.

Como utilizar a sua aparelhagem de som de alta fidelidade

 

A maior parte dos sistemas de som completos monta–se facilmente. Para obter uma recepção radiofónica óptima, use uma antena de FM de boa qualidade.

A aparelhagem de som pode ser colocada em qualquer lado desde que haja uma tomada próxima, mas a localização das colunas é muito importante.

Colunas

 

Devem ficar a uma distância de pelo menos 2,5 m uma da outra. As colunas assentes no chão devem ficar pelo menos a 45 cm de uma parede; as colunas instaladas numa prateleira ou penduradas na parede devem ficar à altura do ouvido. Numa sala rectangular, procure colocar as colunas numa das extremidades da sala experimente diversas posições até conseguir o melhor efeito estereofónico no lugar onde geralmente se senta a ouvir música.

Auscultadores

 

Se vive sozinho ou é a única pessoa da casa interessada em ou­vir a aparelhagem estereofónica, vale a pena comprar uns bons auscultadores. Estes permitem obter um efeito estereofónico óptimo sem a interferência de ruídos exteriores e sem incomodar os vizinhos.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Eletrónica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *