Como utilizar a maquilhagem para realçar os seus traços favoráveis

Uma maquilhagem bem feita dá ao seu rosto um aspecto cuidado, acentuando a expressão e o colorido, protege a pele e dissimula pequenas manchas e imperfeições. Escolha produtos de maquilhagem de boa qualidade e adaptados ao seu tipo de pele (sensível, desidratada, seca, oleosa, mista).
Antes de comprar um creme de cor, experimente o tom espalhando um pouco no rosto e pescoço, à luz do dia se possível, ou na parte interior do punho. Se for o tom certo para o seu caso, desaparecerá quase imediatamente, pois confundir–se-à com o da sua pele. Se utilizar um stick ou creme para disfarçar as imperfeições da pele (normalmente chamado corrector de olheiras), escolha um que seja ligeiramente mais claro que o creme de cor.

Como dar uma forma mais atraente ao seu rosto:
Creme de cor. Aplique um pouco de creme de cor em todo o rosto e espalhe-o do centro para fora e de baixo para cima até à linha do cabelo e por baixo do maxilar. Uma cor mais clara no queixo torná-lo-à mais saliente; uma cor mais escura terá o efeito contrário.

«Blush». O sorriso faz sobressair as maçãs do rosto e a zona um pouco reentrante imediatamente abaixo. Espalhe o blush nas maçãs do rosto ou nas covas logo abaixo, dependendo da forma do seu rosto (à direita), a fim de lhe dar uma configuração mais oval.

O blush não precisa de condizer exactamente com o bâton, mas ambos devem pertencer à mesma gama de cores. Um blush rosa-alaranjado, por exemplo, não deve ser utilizado com um bâton rosa-azulado. O blush em pó compacto é o mais indicado para peles oleosas, enquanto o blush em creme é bem tolerado pelas peles secas.
Preparação da pele. Junte num tabuleiro todos os produtos que vai usar. Lave as mãos, prenda o cabelo e limpe o rosto e o pescoço com um creme ou leite de limpeza. Depois, tonifique a pele, utilizando um tónico de boa marca, soro fisiológico ou água de rosas. Seque a pele com um lenço de papel macio.
Em seguida, proteja o rosto e o pescoço com uma base hidratante. Se precisar, utilize um corrector de olheiras para disfarçar os pequenos defeitos da pele e também para reduzir as olheiras; neste caso, espalhe-o suavemente com as pontas dos dedos na pele delicada dessa zona.
Aplicação do creme de cor e do pó-de-arroz. Para dar ao seu rosto um tom e uma textura uniformes, aplique um pouco do creme de cor com os dedos ou com uma esponja ligeiramente humedecida. Espalhe-o com movimentos de baixo para cima e do centro para fora, evitando repuxar a pele. O creme de cor deve ser bem aplicado em todo o rosto até à linha do cabelo e abaixo do maxilar.
O blush e as sombras para os olhos em pó resultam melhor se forem aplicados depois do pó-de-arroz. Se utilizar blush e sombras em creme, aplique-os primeiro, pondo em seguida o pó-de-arroz. Use um pincel grande para aplicar o pó-de-arroz livre e uma borla de algodão para o pó-de-arroz compacto, removendo, neste caso, o excesso com um pincel grande e macio.
Como corrigir traços pouco correctos. Utilize pó mais escuro do que o pó-de-arroz de base para fazer que certas áreas do rosto pareçam menos proeminentes e pó mais claro para conseguir o efeito contrário. Para valorizar um queixo recuado, faça com um pincel médio uma meia-lua com pó com¬pacto claro a cerca de 2,5 cm abaixo da linha do lábio inferior, esbatendo bem. Disfarce um queixo saliente da mesma forma, mas utilizando um pó escuro.

Como modelar o rosto com «blush»:
Antes da aplicação, localize as maçãs do rosto (as partes que se tornam proeminentes quando sorri) e as zonas logo abaixo, que podem ser ligeiramente reentrantes. Em seguida, espalhe o blush com um pincel médio nas faces, fontes, testa e queixo, de forma a valorizar o oval do seu rosto.
Suavize um rosto quadrado aplicando blush ao longo da base das maçãs do rosto até às orelhas e ao longo do maxilar.
Para que um rosto comprido e estreito pareça mais largo, espalhe a cor desde a parte posterior das covas do rosto até às orelhas.
Para dar um aspecto mais alongado a uma cara redonda, aplique blush nas maçãs do rosto em pequenas meias-luas por baixo dos olhos.
Em seguida, maquilhe os olhos, aplicando sombras, rimmel e contornando com lápis ou eyeliner (v.MAQUILHAGEM DOS OLHOS E DAS SOBRANCELHAS) e termine com o bâton. Trace os contornos dos lábios com um lápis próprio e aplique o bâton com um pincel especial.


Adicionar Comentário