Como lavar a roupa correctamente

Separe a roupa de acordo com o tipo de lavagem que necessita. A maior parte das peças possui actualmente etiquetas com símbolos internacionalmente reconhecidos, indicando como e a que temperatura deve ser lavada (v. tabela na página seguinte).
De um modo geral, os artigos de linho e de algodão branco devem ser lavados em água muito quente — a 90-95°C na máquina e a 50°C se forem lavados à mão; a maioria dos outros artigos brancos e de cores fixas deve lavar-se em água quente, a 50-60″C se for na máquina e a 50°C se for à mão; as lãs, sedas e os tecidos de fibras sintéticas lavam-se em água a 30-40°C, indiferentemente à mão ou à máquina.
Se quiser lavar tecidos de qualidade diferente ao mesmo tempo, respeite as indicações referentes ao tecido mais delicado e use a mais baixa das temperaturas recomendadas. Lembre-se, contudo, de que, se misturar muitas vezes peças de diferentes tecidos, algumas correm o risco de se estragarem — a roupa branca, por exemplo, começará a adquirir um tom acinzentado se a água em que é lavada não estiver suficientemente quente. Lave a roupa branca toda junta em vez de misturá-la com peças de cor. Se uma peça não tiver etiqueta, lave-a como se se tratasse de um tecido delicado.

Como lavar à máquina:
Comece por verificar se todas as algibeiras estão vazias. Aperte cintos e fitas e feche os fechos de correr e os colchetes. Abotoe os botões dos punhos das camisas e tire qualquer nódoa — v. NÓDOAS, COMO TIRAR.
Introduza a roupa na máquina e seleccione o programa — v. MÁQUINA DE LAVAR ROUPA. Tenha cuidado para não sobrecarregar a máquina, senão as peças sairão mal lavadas e enrugadas. Quando lavar artigos de algodão, encha a máquina de modo que o tambor fique cheio mas ainda lá possa meter a mão e fazê-lo girar. Tecidos sintéticos ou que não precisem de ser passados a ferro necessitam de bastante mais espaço no tambor. Misture peças grandes, como, por exemplo, lençóis, com outras de menores dimensões, a fim de equilibrar a carga da máquina.

Lavandarias «self-service»:
Na maior parte das lavandarias deste tipo, as máquinas apenas têm dois programas; quente e morno. Lave a roupa branca, os algodões de cores fixas e o linho no programa a quente. Quase todos os tecidos sintéticos devem ser lavados a dura, por exemplo, veja qual a dosagem do detergente indicada pelo fabricante.
Utilize a quantidade certa de deter¬gente, seguindo as instruções do fabricante da máquina,
Os amaciadores devem ser acrescentados à última água de enxaguar para conferir suavidade aos tecidos e reduzir a electricidade estática dos tecidos sintéticos.
Nunca utilize lixívia em seda, algodões de cor ou em artigos que não precisem de ser passados a ferro.


Adicionar Comentário