Cabelo, enfeitar um penteado (postiços e cabeleiras)

Um postiço tanto pode ser uma cabeleira como um chino (uma cabeleira parcial) que serve para disfarçar a calvície; há também postiços (geralmente uma trança de cabelo comprido) com que se fazem chignons, caracóis, tranças, etc, que se juntam ao cabelo natural em penteados mais complicados.

Os postiços de aspecto mais natural são feitos de cabelo humano fino, mas tem um preço elevado e são difíceis de tratar. Os postiços de cabelo humano grosso têm um preço inferior. Os postiços e cabeleiras sintéticos são os menos dispendiosos e os mais fáceis de tratar.

O suporte da cabeleira ou do chino pode ser de plástico duro, perfurado para permitir o arejamento. Uma rede de fibra sintética é outro tipo de suporte que se deforma mais rapidamente do que um suporte rígido, embora seja mais leve e menos incomodativo. O suporte ideal, leve mas dispendioso, é cabelo verdadeiro entrançado. Um postiço que impeça a ventilação da pele provocará transpiração, a acumulação do sebo segregado pelo couro cabeludo e, inclusive, infecções bacterianas. É sempre preferível usar o postiço o menos tempo possível. Se puder passar um dia sem usar a cabeleira ou o postiço, tanto melhor. Lave todos os dias a cabeça e o cabelo que lhe resta, aplicando um produto de tratamento; o postiço ou a cabeleira têm de estar sempre bem lavados, de acordo com as instruções do fabricante.


2 comentários

  1. Ester 17 de Julho de 2010
  2. Marla Moreira 22 de Novembro de 2012

Adicionar Comentário