DICAS PARA FAZER MEIA EMBREAGEM

Muitos motoristas ainda têm dúvidas quando se trata de usar a meia embreagem. Mesmo parecendo algo simples para alguns, pode ser penoso para outros. Por isso, separamos essas dicas para fazer meia embreagem que irão ajudar àqueles que ainda têm algum tipo de dúvida sobre o assunto.

Para começar, temos que compreender como funciona a embreagem. De uma maneira simples, a embreagem é um disco que é ligado a outro disco dentro do motor. Essa ligação faz com que toda a força gerada chegue até as rodas, permitindo o funcionamento do carro. Quando pisamos na embreagem, basicamente desligamos um disco do outro e, ao soltar, o processo é contrário. Para passar de marcha precisamos pisar na embreagem justamente para fazer esse desligamento dos discos. Se vamos arrancar com o carro e soltarmos a embreagem bruscamente, o carro irá morrer, pois os discos terão uma ligação forte demais.

É quando entra a meia embreagem.

  A meia embreagem funciona da seguinte forma: com o pé no freio e na embreagem, coloque na primeira marcha. Depois, vá soltando a embreagem gradativamente até sentir uma trepidação no carro. Feito isso, tire o pé do freio e pise levemente no acelerador. Vá soltando o restante da embreagem devagar e o carro arrancará.

dicas para fazer meia embraiagem1

Separamos algumas dicas podem ajudar na hora de realizar a meia embreagem.

A principal é conhecer bem o carro que está dirigindo, pois cada carro tem um funcionamento diferente. Se você estiver acostumado com o carro, o processo será bem mais simples.

Depois, vá para uma rua com pouco movimento e treine o seguinte exercício:

  • Ligue normalmente seu carro, pise no freio e na embreagem.
  • Traga o pedal da embreagem devagar até encontrar o ponto onde o carro ameaça andar sozinho.
  • Devagar levante o pé do freio para ver se o carro realmente ameace andar. Se isso acontecer, está correto. Se não, o carro pode morrer.
  • Para fazer andar com o carro, estando nesse ponto, basta soltar o freio e ir para o acelerador. O carro irá andar. Então solte lentamente a embreagem.
  • Para fazer seu carro parar, é necessário pisar novamente na embreagem, senão o carro vai morrer.

Um exercício simples usando a meia embreagem ajudará a controlar totalmente seu carro e evitar que ele morra em qualquer lugar:

  • Faça a meia embreagem.
  • Quando encontrar a posição ideal, onde o carro quer sair, mantenha o pé nesse ponto da embreagem.
  • Solte o freio para o carro andar.
  • Acelere um pouco.
  • Freie novamente. Está em baixa velocidade, será rápido.
  • Refaça a meia embreagem e repita esse exercício várias vezes. Como você estará em baixa velocidade, não haverá riscos.

Esse exercício servirá também para você controlar o carro em trânsito lento e terá o total controle de parada e saída do carro.

Quanto mais você exercitar, mais fácil será. Vale a pena você praticar alguns minutos todos os dias até sentir que tem o total controle do carro. Por isso, aproveite essas dicas para fazer meia embreagem e nunca mais deixe seu carro morrer!


Adicionar Comentário