Cuidados a ter quando se tem uma Caravana ou um Reboque

Antes de comprar ou alugar uma caravana, precisa de saber que peso o seu automóvel pode puxar. Consulte o manual de instruções do veículo ou informe-se junto de um concessionário da marca.

Como equipar o seu automóvel para rebocar caravana

São necessárias uma rótula de engate a que se possa atrelar a caravana e também uma tomada eléctrica para ligar as luzes traseiras, de mudança de direcção e de stop da caravana ás do automóvel.

Como escolher uma caravana

Há que considerar os seguintes aspectos: acomodações para dormir e espaço que deixam vago; apetrechos de cozinha e refrigeração; lavabo e instalação sanitária; dispositivos para iluminação e aquecimento; armários e gavetas para arrumações; tamanho do avançado.

 

Como atrelar a caravana 

Certifique-se de que tudo quanto se encontra na caravana está arrumado com segurança e a clarabóia fechada. A carga deverá estar uniformemente distribuída pelos alçapões para que o peso na lança esteja dentro dos limites recomendados pelo fabricante do veículo rebocador.

Verifique se a caravana está travada e a seguir recolha os pés de apoio dos cantos. Com a ajuda do dispositivo para elevar e baixar o engate da caravana (em geral uma haste metálica com uma roda na ponta), ponha o engate mesmo por cima da rótula do carro.

Recue o carro de modo que a rótula se situe mesmo por baixo do engate da caravana.

Tire a tampa da rótula, se existir, levante o manipulo de bloqueamento do engate e encaixe este na rótula do carro, fazendo-o descer por meio do dispositivo atrás referido. Em seguida, solte o manipulo de bloqueamento e eleve até à sua posição mais alta o dispositivo de elevar e baixar o engate da caravana e fixe-o.

Coloque a corrente de segurança; ligue a ficha eléctrica e verifique se tudo está a funcionar em boas condições.

Se possível, enquanto não tiver prática, peça a alguém que lhe dê uma ajuda ao atrelar a caravana.

Como rebocar e conduzir um carro com caravana

Lembre-se de que o carro e a caravana podem medir mais do dobro do comprimento do veículo a que você está habituado: além disso, ao manobrar para atravessar entradas estreitas, a caravana terá tendência para colidir com as esquinas.

Esteja atento aos obstáculos que não tocarão no seu carro, mas que podem perfeitamente atingir a caravana — sinais de trânsito, ramos de árvores, arcos estreitos, etc.

Ao ultrapassar, conte com mais tempo e faça sinais de aviso mais demorados do que faria se viajasse apenas com o automóvel. E leve em consideração o comprimento da caravana quando retomar a sua mão.

Como estacionar com uma caravana

Procure um terreno nivelado. A caravana deve estar equipada com um nível de bolha de ar, pelo que poderá deslocá-la um pouco até encontrar a melhor posição. Uma vez estacionada, trave a caravana e, se houver a mais ligeira inclinação, ponha calços nas rodas.

24269444_12

Tire a corrente de segurança e desligue a instalação eléctrica. Desengate e coloque a  tampa na rótula. Regule o dispositivo que faz mover o engate da caravana até que este esteja horizontal e em seguida baixe os pés de apoio. Nesta altura, é preferível destravar a caravana para evitar que as maxilas do travão se colem aos cubos das rodas.

Reboques

Tal como sucede com a caravana, verifique se o seu carro pode puxar com segurança o peso do reboque e da respectiva carga. Consulte o concessionário da marca ou uma fábrica de reboques. Vulgarmente, é necessário o mesmo equipamento de reboque, mas os indicadores de mudança de direcção podem não ser necessários.

reboque

Nunca sobrecarregue um reboque; concentre o peso mais na parte da frente e distribua o resto igualmente pelos lados. Cubra e prenda a carga e nunca transporte passageiros. Tal como acontece com a caravana, alongue a margem de segurança quando ultrapassar outro veículo e retomar a mão.

 


Adicionar Comentário