Crianças      Desporto      Finanças      DIY      Lazer      Roupa      Saúde      Sociedade      Tecnologia      Turismo

Download 3 Ebooks Grátis

Dicas para manter o seu gato saudável

Adora gatinhos? Tem um gato como animal de estimação?

Os gatos são criaturas maravilhosas que esbanjam fofura com seus focinhos peludos e personalidades divertidas.Sem dúvida, estes bichos são maravilhosos, mas precisam de alguns cuidados especiais para se manterem saudáveis e bem dispostos.

De seguida, confira algumas dicas para manter o seu gato saudável.

 

gato-idoso2

 

Vacinas em dia

Existem vacinas básicas e essenciais, que são recomendadas para todos os animais de estimação. Geralmente, protegem contra as doenças infecciosas, que são muito comuns entre os felinos. Por isso, ainda que o seu gatinho se mantenha sempre no interior da habitação, sem acesso ao exterior, é essencial que esteja vacinado. Muitas vezes não temos consciência, mas nós trazemos muitas doenças do exterior, quer seja por termos contacto com animais infetados ou até nas solas dos sapatos e roupa.

Esterilização

Há uma variedade de doenças que podem ser prevenidas simplesmente por ter o seu gato castrado.É o caso dos tumores da glândula mamária, por exemplo. Atualmente está provado que a esterilização das fêmeas, antes do primeiro cio, reduz a incidência do aparecimento de tumores mamários em cerca de 99%!

Nos gatos machos, a castração ajuda a reduzir as manifestações do comportamento sexual dos gatos, e todos os seus transtornos associados.

A esterilização deve ser efetuada antes do primeiro cio, por volta dos 6 a 7 meses, nas gatas e depois dos 9 meses, no caso dos gatos macho.

Cuidados com os dentes

Não seria fantástico se o seu gato pudesse partilhar o lavatório consigo e lavar os dentes todas as manhãs? Seria, mas não acontece. A verdade é que a higiene oral do seu gato é importante e é você que a deve garantir. Na próxima consulta veterinária, peça ao doutor para verificar os dentes do seu felino.

Dentes infetados, partidos ou em mau estado podem causar muitas dores e desconforto ao seu companheiro peludo. Inclusive, podem atrapalhar na ingestão de alimentos, levanto a que o gato fique mais magro, fraco e com as defesas baixas.

Pulgas

As pulgas podem ser mais do que um aborrecimento. Infestações pode ter consequências graves para os nossos amigos felinos, que vão desde dermatites a infecções bacterianas secundárias. Porque as pulgas sobrevivem com o sangue dos animais que infestam, os gatos com pulgas também podem tornar-se anémicos devido à perda de sangue.

Anemia grave devido a pulgas requer tratamento com transfusões de sangue, e pode ser fatal se não for descoberta e tratada adequadamente.

Perigos do tabaco

Assim como acontece com os seres humanos, os gatos também são prejudicados pelo fumo do tabaco.Pode levar a problemas graves como cancro e até doenças crónicas pulmonares, como asma e bronquite. Como fazem a sua própria higiene e limpeza, os gatos também podem ingerir partículas tóxicas da fumaça do cigarro.

Por isso, se deseja ter um gato saudável, então evite fumar perto do seu animal de estimação.

Siga estas dicas e veja como o seu gatinho vai ficar mais bem disposto e saudável.

Sem Comentários para “Dicas para manter o seu gato saudável”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: