Como fazer um comedouro seguro para pássaros

Se tem pássaros no seu jardim, instale um comedouro ao ar livre no topo de um poste ou pendurado num ramo de árvore num local de acesso difícil aos gatos.

Para construir o comedouro, utilize um tabuleiro de madeira e faça cortes nas bordas para escoamento da água das chuvas. Alternativamente, faça-o com uma placa de contraplacado e ripas de madeira, deixando também intervalos para escoamento de água entre as ripas.

Se decidir instalar o comedouro num poste, arranje uma ripa de madeira com um comprimento não inferior a 1,5 m e secção de 5 x 5 cm. Fixe o tabuleiro ao poste com esquadros de metal em L e parafusos galvanizados para madeira.
Revista o tabuleiro e o poste com um produto para protecção de madeira ou trate apenas a parte do poste que fica enterrada no chão, pintando o resto com tinta ou verniz para exteriores.

Se preferir pendurar o comedouro, aparafuse nos cantos do tabuleiro pitões fechados ou com argolas para fazer passar as cordas ou correntes.

Fixe nas bordas do comedouro alguns camarões de metal para pendurar amendoins, nozes, pedacinhos de gordura ou outros petiscos apreciados pelos pássaros.

Para maior protecção contra os gatos, pregue uma rede de arame à volta do topo do poste.


One Response

  1. giovana 1 de Junho de 2011

Adicionar Comentário