Como cuidar de um peixe Betta

O Betta Splendens é um peixe muito apreciado pelos entusiastas da aquariofilia. Também conhecido como Betta combatente ou simplesmente Betta, as suas cores e fácil manutenção são das principais razões para a enorme popularidade.

Contudo, estas cores são o resultado de uma mutação genética proporcionada pelo homem e não a sua coloração de origem. O Betta selvagem, encontrado na natureza, em nada lembra o peixe colorido e com caudas enormes  que nos habituámos a ver nos nossos aquários. O Betta selvagem apresenta cores mais modestas, que lhe permitem adaptar-se e fundir-se facilmente com as cores do seu habitat natural.

Cuidar de um betta é relativamente simples, sendo inclusive um peixe ornamental indicado até para principiantes. É muito resistente, podendo viver vários anos, quando bem tratado. No entanto, para o manter saudável e feliz deverá ter alguns cuidados adequados com sua alimentação e manutenção da água do aquário.

Veja já de seguida algumas orientações de como cuidar de um peixe Betta.

bettas

 

Equipamento necessário

Os Bettas são peixes que não necessitam de muito espaço para serem felizes. São peixes que apreciam habitats com águas pouco profundas, mantendo-se a maior parte do tempo perto da superfície. Contudo, aconselhamos que proporcione ao seu Betta uma “casa” confortável, como um aquário com 20 a 40 litros, de preferência com algumas plantas naturais.

À venda poderá encontrar pequenos aquários, comummente designados como “beteiras”, mas que não são de todo a melhor opção para alojar o seu Betta. Embora possa sobreviver em espaço pequenos, a verdade é que será mais feliz em espaços maiores. Um aquário de maiores dimensões também lhe vai permitir uma instalação mais fácil de todo o equipamento necessário para manter o de boa saúde.

O que vai precisar:

  • Comida própria para Betta. Embora possam comer flocos para peixes tropicais comuns, é aconselhável adquirir ração apropriada para esta espécie. Complemente a alimentação com larvas, tais como bloodworm, e artémias;
  • Um aquário e areão para o fundo. Areia específica para aquários ou cascalho fino dão bons susbtratos;
  • Plantas naturais ou artificiais;
  • Uma rede própria para apanhar peixes e equipamento para a limpeza do aquário;
  • Teste para medir os parâmetros da água, especialmente um teste de pH;
  • Um termómetro e termóstato para manter a água na temperatura adequada todo o ano. Um aquário mais pequeno não necessita de um termóstato muito potente;
  • Um condicionador de água, produto para aliviar o stress e um medicamento específico para curar doenças do seu Betta.

Preparação do aquário

Embora a água que sai diretamente da torneira seja segura para o betta, o ideal é que a deixe ficar dentro de um recipiente durante 24 horas a repousar, não só para ficar à temperatura ambiente, como também para perder o cloro. À venda em lojas de animais ou especializadas em aquariofilia poderá encontrar condicionadores apropriados para fazer esta preparação da água, sem que seja necessário aguardar um dia. A água deve estar a uma temperatura entre os 25 e os 28º C e em média o pH deve situar-se entre os 6,5 e os 7.

Um aquário de dimensões mais pequenas não necessita obrigatoriamente de filtragem, pois estes peixes apreciam águas mais calmas e sem correntes fortes. Lembre-se, no entanto, que deverá mudar uma porção da água todas as semanas e retirar sempre o excesso de comida e sujidade que se possa acumular no fundo do aquário.

Introdução do Betta no aquário

Para colocar o Betta no aquário vai ter de aclimatizá-lo à nova água. Para evitar que o seu Betta sofra um choque devido à mudança de temperatura, coloque o saco, ainda fechado, dentro do aquário durante cerca de 20 minutos. Abra o saco e junte-lhe lentamente um pouco de água do aquário para que o Betta se habitue às novas condições. Deixe o saco a flutuar durante mais 15 minutos. Continue a adicionar um pouco mais de água do aquário à água do saco. Repita os passos anteriores até que a água no saco seja quase toda proveniente do aquário. Agora já pode soltar o seu peixe Betta dentro do aquário.


Adicionar Comentário