Como cuidar de peixes tropicais

Para cuidar de peixes tropicais são necessários alguns cuidados essenciais, tais como uma excelente qualidade de água no aquário, oxigenação adequada e suficiente, uma boa alimentação,  iluminação, entre outros. Contudo, existem muitos outros fatores que podem influenciar positivamente ou negativamente a saúde dos peixes.

 

 

Vamos então conhecer algumas dicas de como cuidar de peixes tropicais:

  • Qualidade da água – Um dos elementos mais importantes para manter o aquário equilibrado é a qualidade da água. Por essa razão, preocupe-se em adquirir alguns testes de medição para os diferentes parâmetros da água do aquário, como por exemplo o nível de pH ou de amónia. Consoante os resultados dos testes ajuste o que for necessário para conseguir uma qualidade de água ótima.
  • Temperatura da água – Evite mudanças de temperatura bruscas. Os peixes tropicais são muito pouco tolerantes a estas mudanças, podendo inclusive morrer se não tiver os devidos cuidados. Ainda que para nós humanos 2 ou 3 graus não façam diferença, para um peixe pode ser fatal. A temperatura da água deverá manter-se estável. Tenha especial atenção às mudanças de estação.
  • Alimentação – Alimentar os seus peixes tropicais com uma dieta apropriada e equilibrada deve fazer parte das suas prioridades. Evite dar-lhes comida unicamente uma vez ao dia. Em alternativa reparta a quantidade de comida por várias refeições diárias (pelo menos 2). O alimento fornecido deve ser consumido em apenas alguns minutos. Caso existam sobras de alimentos ao fim de alguns minutos, então remova-as para impedir que apodreçam e prejudiquem a qualidade da água. Alimente os peixes antes de desligar a luz, diminuindo assim o risco dos peixes maiores se alimentarem dos menores.
  • Iluminação – Aconselhamos o uso de um temporizador para controlar eficazmente a iluminação diária do aquário. Ajuste o temporizador para permitir 6 a 8 horas de luz por dia, não sendo necessário preocupar-se em acender as luzes manualmente. Contudo, tenha em atenção que adiantar e modificar para a hora de verão não são as únicas vezes que você terá que ajustar o seu temporizador. Cada vez que houver queda de energia, o temporizador vai ter de ser ajustado.
  • Limpeza – É necessário efetuar uma limpeza periódica ao aquário e os seus equipamentos. Todas as semanas é aconselhado que mude entre 10 a 20% da água do aquário por água nova (previamente tratada). Talvez seja necessário adicionar produtos químicos para alterar o pH da água da torneira, dependendo do resultado do testes. Equipamentos como o filtro também devem ser limpos com alguma periodicidade. Limpe bem todos os materiais filtrantes. A forma mais segura de o fazer e de preservar as bactérias úteis para o aquário e peixes é sifonar alguma água do aquário para dentro de um balde e espremer ou limpar os materiais filtrantes rapidamente até que todos os detritos saiam. Evite lavá-los diretamente com água da torneira.

Adicionar Comentário