Como limpar a casa com produtos naturais e mais ecológicos

Os produtos de limpeza comerciais são caros e podem ser muito prejudiciais para o meio ambiente.Para além disto, eles contêm perfumes e fragrâncias que podem ser prejudiciais também para aqueles que são mais propensos a alergias, ou até conter ingredientes perigosos que podem (ou não) vir listados nos ingredientes com que o produto é fabricado.

A verdade é que não é necessário expor-se, expor a sua família ou o ambiente aos possíveis efeitos secundários nocivos do uso de produtos de limpeza como estes. Existem muitas outras alternativas viáveis e mais naturais de conseguir limpar a sua casa.

 

Todos os produtos que sugerimos de seguida são naturais ou mais ecológicos que as opções comerciais que encontra à venda. O melhor de tudo é que certamente na sua casa já possui todos os ingredientes necessários para esta limpeza mais ecológica:

  • Bicarbonato de sódio – Pode ser utilizado para limpar quase tudo numa casa. Já um conhecido desodorizante, o bicarbonato de sódio também dissolve cera e outros solventes dos produtos frescos.
  • Borato de sódio – A sua utilização deve ser mais cuidada, de modo a que evite a sua inalação no momento de aplicação. Embora seja um composto natural, pode irritar os seus pulmões e é levemente tóxico se ingerido.
  • Água com gás – Muito eficaz na remoção de algumas nódoas e sem qualquer efeito prejudicial ou tóxico para a nossa saúde.
  • Peróxido de hidrogénio – Também conhecido com água oxigenada. Como o borato de sódio não deve ser ingerido.
  • Sumo de limão – A sua acidez ajuda a dissolver e aclarar manchas e nódoas, ao mesmo tempo que também é um excelente desinfectante natural. O sumo de limão, diluído, pode ser usado em quase todas as superfícies da sua casa.
  • Sal – O sal puro pode servir para diversas finalidades no cuidado da casa e na remoção de odores e manchas. É extremamente eficaz na remoção de odores de sapatos e evita que se fixem manchas nos tecidos.
  • Óleo vegetal – Uma camada de óleo vegetal protege o metal dos elementos prejudiciais  no ar e mantém a integridade das madeiras. É também um produto muito eficaz para dar mais brilho a objectos de ferro ou de latão e para prevenir o aparecimento de ferrugem.
  • Vinagre (de vinho branco) – Quase tão eficaz quanto o bicarbonato de sódio, as suas aplicações na limpeza da casa também podem ser diversas. Com um conteúdo de acido semelhante ao do limão, serve também para os mesmos fins e pode substituir o sumo de limão na maior parte das soluções de limpeza, podendo acrescentar óleos essenciais para disfarçar o seu cheiro. No entanto, os vinagres mais fortes podem provocar enxaquecas em algumas pessoas mais sensíveis, por isso é provavelmente boa ideia aplica-lo com alguma cautela e evitar a inalação dos seus vapores.

Apesar de todos estes produtos serem naturais e considerados mais ecológicos, é sempre boa ideia ter cuidado ao utilizar qualquer um deles. Mesmo tratando-se de produtos naturais, podem causar danos quando usados com pouco cuidado.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Ambiente

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *