6 maneiras de ajudar o planeta

Todos nós podemos ajudar o nosso planeta se fizermos escolhas mais inteligentes e cuidadas. Na realidade, a simples mudança de algumas das suas rotinas quotidianas pode fazer toda a diferença na sua qualidade de vida e também na preservação do planeta.

Todos nós podemos fazer a diferença, por isso, aqui ficam algumas maneiras práticas e simples de salvaguardar o planeta em que habitamos!

 

 

  1. Pense “verde” – Para reduzir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, adote outra mentalidade e rotinas. Ande a pé, em vez de usar um carro quando o destino está próximo. Melhor ainda, ande de bicicleta! Vale a pena o investimento, considerando os efeitos positivos que terá não só no planeta como também na sua saúde.
  2. Mude as lâmpadas – Diga adeus às velhinhas lâmpadas que tanta energia consomem e aproveite para começar a usar as novas lâmpadas economizadoras e LED. Para além de tudo vai reduzir drasticamente a sua conta de luz anual.
  3. Desligue os computadores todas as noites – Desligue sempre os computadores da ficha à noite. Vai poupar muita energia.
  4. Recicle – Embora possa parecer uma dica velhinha, a verdade é que ainda hoje muitas pessoas não a praticam. Muitas pessoas não dão a devida importância à reciclagem, mas se todos nós dedicássemos algum do nosso valioso tempo à separação do lixo, podíamos diminuir em cerca de 75 por cento a quantidade de resíduos que são enviados para os aterros sanitários. Separe todo o lixo doméstico do lixo que pode ser reciclado, como é o caso do plástico, papel ou cartão e também vidros. Hoje em dia, também existem contentores próprios para reciclar pilhas, óleos e aparelhos elétricos.
  5. Poupe água – Opte por tomar duches de poucos minutos e não banhos de imersão. Tenha também sempre cuidado para não deixar as torneiras a correr quando não precisa de água nesse momento. Pode reutilizar água, por exemplo, para a sanita, regar ou lavar o que for necessário. Reduza a descarga do seu autoclismo para evitar enormes desperdícios de água e utilize sistemas de rega que sejam mais eficientes (gota-a-gota, etc).
  6. Poupe energia no aquecimento e arrefecimento – É no processo de arrefecimento e aquecimento das nossas casas que gastamos mais energia. Uma excelente forma de poupar neste campo é colocando o termóstato um grau acima para o ar condicionado e um grau abaixo para o aquecimento. Esta simples medida vai-lhe permitir poupar mais de 70 euros na sua conta de energia anual. Uma poupança enorme com apenas a mudança de um grau no seu termóstato, uma mudança quase irrisória no seu conforto, mas que vai ajudar a diminuir o seu impacto negativo no planeta.

One Response

  1. Shirley Sena 14 de Julho de 2013

Adicionar Comentário