Regras do badminton

regras badminton

O badminton é um dos jogos mais elegantes que existem. Neste desporto, a força é muito menos importante que a agilidade e a destreza na raquete. Este desporto surgiu na Índia, com o nome de Poona. Mais tarde, durante a ocupação britânica, os oficiais ingleses apaixonaram-se pelo jogo e levaram-no para Inglaterra, criando regras de badminton básicas. Já no seu país, anos mais tarde, este jogo ganhou o nome atual, Badminton, pois foi em Badminton, Gloucestershire, propriedade de Duque de Beaufort’s, que este desporto foi jogado pela primeira vez no formato e com as regras básicas que conhecemos hoje.

Regras do badminton

Durante o século XX, este jogo ganhou outra popularidade, sendo cada vez maior o número de praticantes e os países onde é jogado. Quando em 1992, foi acolhido como modalidade olímpica efetiva, o sucesso foi tanto que durante os oito dias em que o torneio de badminton decorreu, as suas audiências televisivas alcançaram quase mil milhões de espectadores. A sua maioria provenientes da Ásia, onde este jogo é muito popular, mas também na Europa, onde se encontra bastante cimentado, principalmente devido à Educação Física.

regras badminton

De seguida apresentamos as regras básicas deste desporto.

  • O campo é retangular e tem 13,40m de comprimento e 6,10m de largura. Quando o jogo é individual, o comprimento do campo reduz 46cm. O campo é separado por uma rede com 1,55m de altura.
  • Os materiais utilizados neste jogo são duas raquetas e um volante ou peteca. Esta é leve e tem 6cm de largura e 3cm de diâmetro. O objetivo do jogo é enviar o volante por cima da rede para o campo do adversário de modo que ela caia nos limites do campo.
  • Este jogo pode ser jogado no exterior, mas em competição é sempre jogado indoor. Devido ao facto do volante ser leve, qualquer vento um pouco mais forte irá influenciar decisivamente no desenrolar do jogo.

Tempo de Duração de um Jogo de Badminton

Neste jogo não existe uma duração de tempo predefinida. O jogo apenas termina quando um dos jogadores ganha dois “games”. Para vencer um “game”, o jogador necessita de fazer primeiro 21 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos. Se chegar a esse valor apenas com a diferença de um ponto, o “game” continua até se atingir essa vantagem mínima. Se ambos os jogadores chegarem à pontuação 29-29, o primeiro a chegar aos 30 pontos vence o “game”. Um jogador pontua quando consegue que o volante toque o chão do campo contrário, ou que o jogador adversário atire o volante para fora dos limites do campo.

Quando algum jogador atinge os 11 pontos, há um intervalo de 1 minuto, e quando um “game” termina, há um intervalo de 2 minutos.

Serviço no Badminton

Cada jogada inicia-se com o serviço. Este é feito na diagonal. Se conseguir o ponto, o serviço continuará na sua posse. Se perder, o serviço passa para o jogador adversário. Se o jogo for com duplas, o serviço passa para o jogador da própria equipa, e apenas depois é que passa para o jogador adversário.

 Cada jogador ou equipa apenas pode dar um toque, mesmo quando jogado em duplas.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *