Serviços de recuperação de dados de discos rígidos

Se alguma vez lhe disseram que os dados guardados no disco rígido não estão seguros, essas pessoas têm razão. O disco rígido pode avariar a qualquer momento e sem aviso prévio. No entanto, não entre em pânico pois é possível reaver os seus dados.

Se já esteve na posição em que estava a trabalhar num projecto e de repente o computador desliga-se e ao reiniciar lhe aparece uma mensagem a dizer que o disco não foi encontrado, então o seu disco sofreu uma avaria e você irá precisar de recuperar os seus dados o mais rápido possível.

Hoje em dia existem diversos serviços que irão dar-lhe a oportunidade de recuperar os ficheiros perdidos. O fornecedor do serviço irá disponibilizar a recuperação de dados.  O processo de recuperação de dados, também designado por “resto de dados”, significa que mesmo quando os dados não estão acessíveis, a maioria podem ser recuperados. Para poder recuperar os dados afectados, precisa de recuperar as partições.

Como há cada vez mais a procura por este tipo de serviços, mais empresas e organizações vão desenvolvendo os seus próprios programas para recuperar discos rígidos.

k-bigpic

No caso de uma falha normal no disco, são fornecidos os serviços standard para recuperar o disco rígido. Estas falhas incluem ataques de vírus, acção humana, problemas de software, etc. De acordo com os técnicos, o serviço de recuperação standard é bastante fácil de efectuar e discos afectados com este tipo de falhas são bastante fáceis de reparar.
No entanto existe um tipo de recuperação de disco rígido que pode ser bastante complicado de realizar, este serviço chama-se recuperação de desastre. Como o próprio nome indica, a recuperação de desastre é feita quando é preciso recuperar dados de um disco envolvido num desastre natural como fogos, inundações etc.

Neste caso, o indicador mais importante é que se após o incêndio o material do seu disco rígido, seja plástico ou semelhante, aparenta como uma massa espessa, pode significar que a ignição foi tão forte que os discos derreteram e aí não existe a certeza de que seja possível recuperar os seus dados. Se os componentes principais não foram afectados então pode efectuar a recuperação dos seus ficheiros através da recuperação de desastres para discos rígidos, que irá auxilia-lo a construir a parte electrónica de modo a poder aceder aos seus ficheiros.

Se ocorrer o caso em que o desastre natural é uma inundação, mesmo que o disco rígido tenha estado submerso na água ainda pode ser recuperado, se bem que o processo de recuperação é um pouco complicado.


Adicionar Comentário