Segurança nos hotspots grátis

Existem muitos hotspots grátis no nosso país e espalhados pelo mundo.

No entanto, estes não são sempre os mais seguros.

Seguem-se algumas dicas acerca de segurança nos hotspots grátis.

Dicas de segurança

Existem claramente algumas regras que você deveria seguir para garantir que está seguro enquanto se liga a um hotspot. Leia as nossas dicas:

  1. wi-fiLigue-se só a redes de total confiança. É bastante provável que você seja uma daquelas pessoas que abre o seu portátil ou smartphone e a primeira coisa que faz é ligar-se a uma rede que não tenha palavra-passe e que não seja segura. Na nossa atualidade, é bastante fácil e comum encontrar hotspots desse tipo. No entanto, tenha muito cuidado. Para um hacker, até com pouca experiência, é uma tarefa muito fácil criar uma rede gratuita e convencê-lo que a rede é segura. Você acaba por se ligar a esta, e assim ele poderá obter qualquer informação que esteja no seu equipamento.
  2. Procure ligações de WiFi nas quais seja obrigatório o login. Quando está a utilizar o Norton, ninguém poderá ver os seus dados pessoais sem você dar permissão, sem qualquer excepção.
  3. Tente utilizar o acesso pago a Wi-Fi para ter a certeza que tem total segurança. Provavelmente você está a perguntar-se para quê irá pagar mais por algo que pode ter de uma forma gratuita? Porque assim terá a máxima segurança.
  4. O seu smartphone também pode abrir todas as portas. Muito provavelmente o seu smartphone está definido para se ligar de uma forma automática a todas as ligações de WiFi que estejam abertas. Isso provavelmente irá poupar-lhe algum tempo, no entanto, pode ter a certeza que a maioria dessas redes não são totalmente seguras. O  melhor a fazer é desativar essa opção no seu smartphone.
  5. Nunca se ligue a ligações de Wi-Fi públicas gratuitas, a não ser que tenha a certeza que estas são totalmente seguras. Na verdade, só existe uma forma de prevenir totalmente que a ligação a Wi-Fis gratuitos é segura: tentar evitá-los. Provavelmente você está a pensar que estamos a exagerar… Provavelmente até sim, isto irá depender dos sites que  acessa no seu equipamento. Se você estiver a ver a previsão do tempo ou restaurantes abertos na região através de uma ligação grátis, provavelmente, não irá correr qualquer risco. No entanto, se estiver a usar contas bancárias e dados do cartão de crédito, então é melhor que tenha a certeza que está a utilizar uma ligação totalmente segura. Não é prudente revelar os seus dados de login a um banco, e mesmo que o fizesse, isto não significa que alguém iria utilizar as informações para roubar todo o seu dinheiro, afinal nunca sabemos o que pode acontecer.

Aplique estas regras de segurança nos hotspots grátis e “navegue” tranquilo na Internet.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Internet · Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *