Saiba o que fazer antes e depois do roubo do seu smartphone

Socorro, roubaram-me o smartphone!
Sabe o que fazer quando isto acontece?

Todos os anos se perdem ou são roubados milhares de dispositivos móveis, a maior parte deles no Verão. Proteger os nossos dispositivos móveis é imprescindível se não queremos ver as férias arruinadas

O smartphone tornou-se numa extensão de nossa anatomia e mesmo em férias não nos separamos dele. Seja na praia, na esplanada, ou visitando museus, o smartphone é essencial para podermos falar com os nossos amigos, tirar fotos e contar nas redes sociais o quanto nos estamos a divertir.

No Verão, passamos mais tempo na rua, estamos mais relaxados e as hipóteses de nos ser roubado ou perdermos o telemóvel são mais elevadas. Por esse motivo, vamos-lhe apresentar duas séries de conselhos: uma com medidas preventivas e outra para que os danos derivados do roubo ou perda do smartphone sejam mínimos.

smartphone-roubado

Plano de Prevenção para que não lhe roubem o smartphone

  • Vigie o dispositivo: Um smartphone abandonado numa toalha de praia é um convite aos ladrões. Deve ter cuidado e guardar o telefone em algum lugar mais protegido.
  • Bloqueie o telefone: Ainda que leve algum tempo, não se esqueça de activar a função de bloqueio de PIN no telefone e configurar uma senha apropriada ou um padrão de desbloqueio desenhado no ecrã do telefone. Desta maneira, se lhe roubarem o telefone, pelo menos o ladrão não poderá fazer chamadas e ligar-se à Internet com custos para si.
  • Utilize soluções de segurança: O Kaspersky Mobile Security detecta vírus em tempo real e protege de aplicações perigosas e ataques Web, além de bloquear o acesso aos contactos, fotos ou ficheiros. Os dados confidenciais no telefone roubado podem ser apagados remotamente e, além disso, integra um módulo GPS para saber a localização do telefone em tempo real. O SIM Watch envia imediatamente ao proprietário do telefone uma mensagem com o número do novo cartão SIM introduzido no dispositivo.
  • Crie um passaporte telefone móvel: Isto pode parecer um pouco estranho ao princípio, mas pode poupar-nos muito tempo e incómodos em caso de emergência. Devemos anotar todos os detalhes importantes do dispositivo: contacto do operador, número de cliente, número de telefone, o código IMEI de 15 dígitos (identificador do equipamento móvel internacional), e o número do cartão SIM.

Plano de Emergência: O que deve fazer se seu telefone desaparecer

Passo 1: Utilizar outro telefone para ligar para o seu smartphone desaparecido. É possível que só o tenha perdido ou abandonado em algum lugar e consiga ouvir o toque se estiver perto. Ou talvez alguém o tenha encontrado e atenda para o devolver.

Passo 2: Se tiver um software de protecção instalado, tente geolocalizar o telefone, enviar uma mensagem para o dispositivo e, se necessário, apagar o seu conteúdo de forma remota.

Passo 3: Bloquear o cartão SIM, quer tenha um telefone de assinatura ou pré-pago. Se tiver seguido os nossos conselhos de prevenção, terá todos os dados no passaporte do telefone móvel. Basta ligar ao operador móvel e bloquear o cartão SIM.

Passo 4: Se lhe roubaram o smartphone, informe a polícia sobre o incidente de imediato. Deve levar todos os dados do telefone incluídos no passaporte: o código IMEI ou número de série são suficientes para comprovar a propriedade do smartphone, caso o localizem (ou ao ladrão) mais mais tarde.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Tecnologia · Tutoriais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *