Como aceder aos seus ficheiros em qualquer computador, tablet ou smartphone

  • on 2 de janeiro de 2016
  • Likes!

Para quem tem a necessidade de utilizar um computador em casa, no escritório, e ainda utiliza um portátil, um iPad, e um smartphone da Apple ou android, ou ainda precisa de utilizar computadores públicos ou de amigos, já se deparou com a necessidade de aceder aos seus ficheiros de trabalho assim como ao seu e-mail, etc.

A solução segura para aceder a todos os seus ficheiros em qualquer lado (documentos, fotos, e-mails, etc) está na nuvem!

Eu mantenho todos os ficheiros que utilizo na nuvem. E assim tenho uma grande liberdade! Posso estar em casa, no escritório, na praia, ou na casa dos meus amigos, que se necessitar de fazer qualquer tarefa, tenho sempre tudo comigo!

Mas como é que se faz isto?

Como é que os meus ficheiros de casa estão no escritório, no iPhone e no portátil, ou mesmo num computador público através de um browser?

A melhor solução que eu encontrei para resolver este problema é o Dropbox.

O Dropbox é o meu serviço de armazenamento online favorito.
O Dropbox permite-me aceder aos meus ficheiros do computador de casa a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone em qualquer lugar do mundo.

O Dropbox funciona como uma unidade de rede na nuvem. Arraste um ficheiro do seu computador para uma pasta dentro da Dropbox e o sistema vai transferir para o serviço de armazenamento on-line Dropbox, ficando automaticamente disponível em qualquer lado.
Todas as alterações feitas a um documento, foto, ou filme, serão automaticamente actualizadas em todos os dispositivos onde você tem o Dropbox instalado.

Se houver necessidade de utilizar um computador público ou um computador de um amigo, pode-se aceder a todos os ficheiros a partir de um navegador web, (internet explorer, Firefox,Google Chrome ou Safari).

Existe ainda aplicativos para dispositivos IOS (iPad, iPhone,iPod), android para telefones móveis e tablets, para que possa aceder aos seus ficheiros através de dispositivos móveis.

O Dropbox oferece 2GB de espaço gratuito, mas se se inscrever no Dropbox a partir deste link irá receber 2,5GB de espaço grátis para poder partilhar os seus ficheiros em todo o lado. Se necessitar de mais espaço, pode comprar 1TB por 9,99 USD / mês.

O Dropbox além de armazenar e sincronizar todos os meus ficheiros em todos os meus computadores e dispositivos móveis, PC, Mac, iPhone, e iPad, existem alguns truques que se podem fazer com o dropbox.

Integrar Dropbox com 1Password

Se utiliza vários computadores e dispositivos móveis, a gestão das suas passwords através de por ex. 1password, pode ser um problema. Pois o processo de manter as passwords actualizadas em todos os computadores e dispositivos móvéis, não é fácil
Mas se combinar o 1password com o Dropbox, o problema da sincronização de passwords desaparece. Para fazer isto, basta ir ao 1password, e em preferências, na guia geral selecionar a pasta Dropbox como pasta para armazenar os dados.

Por fim instale o 1password em todos os computadores que utiliza habitualmente. Em cada computador depois de ter o 1password instalado clique no ficheiro que está na pasta dropbox chamado 1password.agilekeychain, confirme que deseja utilizar esse ficheiro e já está o problema da sincronização de passwords resolvido. Agora sempre que actualizar uma password no 1password, a password será actualizada em todos os computadores automaticamente.

Como iniciar o download de torrentes a partir de qualquer lado

Se tiver uma máquina em casa a fazer downloads a partir de torrentes, saiba que pode iniciar um torrente a partir de qualquer dispositivo móvel ou computador ligado à internet utilizando o Dropbox.

Para iniciar automaticamente o download de um torrente basta no computador de casa que está sempre ligado, configurar a pasta dos ficheiros torrentes para a Dropbox. Nota configure só a pasta dos ficheiros torrente, não configure na dropbox a pasta de downloads pois assim iria encher a dropbox rapidamente com os ficheiros que descarregou.
Agora sempre que aparecer um ficheiro no formato torrente na pasta que definiu dentro da Dropbox, o download irá iniciar-se automaticamente.

Neste momento já está a ver como é que vai iniciar o download de um torrente a partir de qualquer lado! Basta copiar o ficheiro torrente a partir de um qualquer computador na rua, para a pasta torrente do Dropbox e o computador lá de casa irá iniciar automaticamente o download que corresponde ao torrente novo.

Assim que começar a utilizar o Dropbox você irá descobrir muitos mais truques para tornar a sua vida mais móvel!
Utilize este Link Dropbox para obter 2,5GB de espaço grátis na sua Dropbox.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Computadores · Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *