Como fazer uma newsletter

Sem dúvida que a newsletter é um conceito muito utilizado na internet nos dias de hoje.

Uma newsletter é basicamente um boletim informativo que é sempre enviado por e-mail, aos seus assinantes, de forma periodica. É normalmente composta por texto, imagens e links para um site, sendo que o conteúdo depende do site ao qual você assinou. O seu contéudo pode ir desde uma seleção de produtos, até uma notícia sobre a empresa.

Na realidade, uma newsletter é um ótimo meio para manter os clientes sempre informados.

newsletter

Mas porquê criar uma newsletter para o seu site? Veja as seguintes razões para fazê-lo:

  • Manter os clientes sempre informados sobre a sua empresa ou o seu site;
  • Manter sempre contacto regular com os clientes;
  • Evitar o esquecimento do seu site ou empresa;
  • Aumentar bastante o número de visitas no seu site, pois sempre que envia uma newsletter, incentiva os assinantes a visitá-lo.

Passo-a-passo para fazer uma newsletter

E afinal, como fazer uma newsletter? Siga os seguintes passos para fazer uma:

  1. O primeiro passo é escolher um serviço de envio. Logicamente, enviar uma newsletter para uma grande quantidade de pessoas é impossível por meio de um endereço de e-mail tradicional. Por essa mesma razão, é totalmente recomendado usar sempre um serviço de envio de correio. Para os primeiros envios, você tem várias opções gratuitas tais como IQMail e LinksWS. Nestes sites basta criar uma conta, carregar a sua lista de assinantes, carregar a sua newsletter e fazer o envio.
  2. O segundo passo é criar o modelo da newsletter. Para isso, você tem que escolher o formato da mesma. No texto, a newsletter é semelhante a um e-mail tradicional. No formato html, as newsletters normalmente apresentam-se com uma aparência mais atraente, com várias imagens, links, text formatado (com cor, negrito, itálico, etc.). Alguns serviços de envio propõem usar na sua newsletter os conhecidos templates, que são modelos, prontos para usar. Para criar modelos mais avançados e sofisticados você precisa de alguns softwares, e sem dúvida alguma, que para iniciantes isto não é a opção ideal.
  3. O terceiro passo é criar o conteúdo da sua newsletter. O objeto da mensagem deve ser sempre curto e vendável. Evite sempre títulos como por exemplo ”newsletter nº5” ou ”newsletter da Empresa AAA”. Escolha um título que praticamente ”obrigue” o leitor a visitar a newsletter e a querer lê-la. Use um título que esteja relacionado com o assunto do seu site ou empresa. Um exemplo de um bom título é ”10 dicas para aumentar a sua produtividade” ou ”ganhe 100 euros em menos de 1 dia”. Após o título vem o conteúdo, e sem dúvida que este é a chave do sucesso da newsletter.  O interesse por uma newsletter é geralmente bem limitado, já que quase todos os utilizadores e assinantes recebem uma grande quantidade de newsletters e e-mails sem qualquer interesse. Tente estruturar a sua newsletter com vários títulos e subtítulos informáticos, escreva textos curtos para garantir ao assinante uma leitura rápida e agradável, enriqueça a newsletter com vários links para o seu site.
Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Internet · Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *