5 Dicas para fazer um blog

Se você gosta de escrever, pode aproveitar as diversas plataformas na internet e criar um blog sobre qualquer assunto. Cada dia é mais comum ver tais sites na internet onde as pessoas buscam explorar sua criatividade e conhecimento de formas mais diversas. Os blogs são, em grande parte, até mais informativos do que muitos sites.

Dependendo do nicho e do tipo de trabalho que você faz em seu blog, ainda é possível ganhar um dinheirinho extra no final do mês. Ficou interessado? Veja como fazer um blog de sucesso na internet!

 

Criar-blog-sucesso-na-internet

 

Escolha o Nicho

Você pode ter um blog sobre os mais variados assuntos. Escolha aquele que você domina e também se identifica. Não adianta abrir um espaço onde o conteúdo é totalmente desconhecido e você não saberá abordar de forma eficiente. O seu blog pode trabalhar o nicho de duas formas:

  • Você constrói textos opinativos onde a intenção é refletir sobre o assunto em pauta. Ele pode ser reviews, críticas, ou modelos semelhantes de texto.
  • O seu blog pode ser informativo, onde a sua intenção é construir pautas sobre o nicho de forma que as pessoas aprendam mais sobre tal assunto.

Qual a melhor opção das duas acima? Depende do assunto que você vai escrever. Para fazer reviews e análises você realmente precisa conhecer o tema, para evitar publicar alguma inverdade.

Mantenha Publicações Periódicas

Nem todo blog de sucesso possui postagens diárias. Você pode dar o espaçamento de até uma semana, mais do que isso não é indicado. O ideal sempre será um texto por dia, mas caso não seja possível, três vezes por semana torna-se o ideal.

Evite também tirar um único dia para fazer diversas postagens. Se você tem mais de um assunto interessante para tratar, programe postagens para que seu leitor não fique perdido.

Aparência é fundamental

Sabe aquela má impressão que você tem quando entra em um quarto muito bagunçado e cheio e posters na parede? A sensação é a mesma quando você acessa um site muito poluído visualmente.

Mantenha então uma ideia de um layout clean, com menos ferramenta possível e o máximo acessível para seus leitores. As pessoas buscam muito informações fáceis e rápidas, então ofereça isso para elas.

Dê Atenção para os Leitores

No início podem não haver uma quantidade muito grande de comentários, então será sempre um prazer responder todos. Com o tempo a frequência cresce e o tempo diminui. Isso faz com que muitos blogueiros deixem de responder seus leitores e a qualidade do blog cai. Então reserve sempre um tempo antes das postagens para responder todos os comentários com atenção.

Tudo se Cria, nada se copia!

Evite fazer cópias de seu conteúdo. Claro que determinadas informações não terão como mudar, principalmente se envolvem números, mas a abordagem que você dá ao assunto deve ser de fato única. O ideal é você manter uma linguagem diferenciada e uma forma de escrever bem particular. Dessa maneira os seus leitores identificarão seus textos mesmo quando reproduzidos por outro site ou blog!

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Como fazer um Blog · Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *