Exaustão pelo Calor primeiros socorros

Coloque a vítima num lugar fresco e à sombra e retire-lhe peças de roupa grossas se as tiver

Print Friendly, PDF & Email

A exposição excessiva a temperaturas elevadas ou uma actividade intensa num dia muito quente provocam a perda de sal e água do corpo através de uma transpiração abundante e podem causar exaustão pelo calor.

Os sintomas incluem cãibras nas pernas e nos braços, tonturas, dores de cabeça e náuseas. A respiração é rápida e superficial e a pulsação acelerada e fraca. O rosto empalidece, a pele fica fria e pegajosa, a vítima sente-se fatigada e fraca. Pode sobrevir um colapso se a vítima não for tratada prontamente.

Coloque a vítima num lugar fresco e à sombra e retire-lhe peças de roupa grossas se as tiver. Verifique a temperatura do corpo. Se for superior à normal — acima de 37°C —, talvez a vítima tenha sofrido um golpe de calor.

Para compensar a perda de líquidos e aliviar as cãibras, dê à vítima água ligeiramente salgada — um quarto de 1 colher de chá de sal para 0,5 1 de água —, adicionando-lhe sumo de fruta para melhorar o gosto. Vá dando à vítima pequenas quantidades desse líquido de 10 em 10 minutos.

Se a vítima perder a consciência, coloque-a na posição lateral de segurança e procure auxílio médico.

 

 

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *