Como dar medicamentos a animais

  • on 14 de abril de 2011
  • Likes!

Sempre que tiver de dar comprimidos ou qualquer outro medicamento a um animal — em pó ou líquido —, segure-o com firmeza e fale-lhe para o acalmar.

Os gatos são mais nervosos do que os cães e têm mais tendência para resistir.

Como dar um comprimido a um cão : Segure o focinho colocando o polegar dentro da boca do cão. Carregue na mandíbula, coloque o comprimido na parte de Irás da língua e feche-lhe a boca.
Como dar um medicamento líquido a um gato : Introduza o medicamento numa seringa de plástico. Segure a cabeça do galo para cima e meta-lhe a seringa num dos lados da boca por trás dos caninos; faça sair o líquido lentamente.

Se for o caso, peça a alguém que o segure de modo a ficar com as mãos livres; como alternativa, envolva o gato numa toalha, deixando só a cabeça de fora.

– Comprimidos. Se se tratar de um gato, levante-lhe bem a cabeça com uma das mãos c pressione com a outra a mandíbula para lhe abrir a boca. Empurre o comprimido para a parte de trás da língua e feche-lhe a boca até o sentir engolir. Se se tratar de um cão, enfie-lhe o polegar pela boca (em direcção ao céu da boca), carregue na mandíbula inferior, coloque o comprimido na parte de trás da língua e feche-lhe a boca. Se o animal se recusar a engolir, ponha o comprimido num pequeno pedaço de carne e dê-lho.

– Pó. A maneira mais fácil de dar é deitá-lo na tigela da água ou com leite. Se o animal não quiser beber, misture o pó na sua comida habitual.

– Líquido. Utilize uma seringa de plástico e introduza o medicamento na seringa. Se for um cão, introduza a seringa no canto da boca. Segure-lhe a boca para cima e faça sair o líquido lentamente. Se for um gato, introduza a ponta da seringa logo atrás dos caninos e mantenha-lhe a boca virada para cima.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Animais · Medicamentos · Saúde

Comentários

  • uma vez o meu caozinho deu tanto trabalho que tive que compra um todinho só pra dar uçm comprimido pra ele. é pro bem deles, e ainda assim é dificil fazer intender isso

    Marcia Lins 19 de setembro de 2012 1:11 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *