Como combater a ressaca, que fazer depois de beber álcool a mais

Os efeitos da ingestão excessiva de álcool devem-se não só ao álcool, mas também aos aditivos e produtos quími­cos resultantes da fermentação que exis­tem nas bebidas. Em geral, as bebidas de cor escura têm mais substancias destas que as brancas

Print Friendly, PDF & Email

Os efeitos da ingestão excessiva de álcool devem-se não só ao álcool, mas também aos aditivos e produtos químicos resultantes da fermentação que exis­tem nas bebidas. Em geral, as bebidas de cor escura têm mais substâncias destas que as brancas. O álcool é um diurético que causa desidratação na medida em que aumenta a produção de urina; por outro lado, os aditivos nele contidos, quando tomados em grandes quantidades, têm um efeito tóxico sobre as célu­las do cérebro.

O brandy, o whisky e os vinhos tintos têm um teor de álcool e aditivos e produtos químicos mais elevado, pelo que produzem as piores ressacas. O gin, o vodka, o vinho branco e o whisky de malte têm menos, e assim os seus efei­tos nocivos são, em geral, menores.

Uma maneira de evitar a ressaca consiste em descobrir quais as bebidas e marcas que o afectam mais e evitá-las. O mesmo se aplica às cervejas algumas qualidades e marcas podem afectálo mais que outras. Outra maneira de evitar o mal é alternar bebidas alcoólicas com bebidas não alcoólicas, como, por exemplo, água mineral. Em qual­quer caso, nunca tome bebidas alcoólicas com o estômago vazio.

Diversas bebidas, muitas vezes com um elevado teor alcoólico, podem ser misturadas com água, água mineral ou outra bebida não alcoólica para reduzir a desidratação e a irritação que o álcool causa na mucosa gástrica. Por outro lado, bebendo muito devagar consegue–se reduzir a velocidade a que o álcool é absorvido pelo organismo.

Sempre que ingerir álcool em excesso, beba a maior quantidade de água que puder para compensar a perda de líquidos.

Se tiver dores de cabeça, em vez de aspirina, tome paracetamol, que causará menos irritação a um estômago já irri­tado.

«Curas» tradicionais da ressaca

 

Não há estimulante (como o café) ou medicamento capaz de acelerar o ritmo a que o álcool é eliminado da corrente sanguínea. Tomar uma bebida alcoólica na manhã seguinte para «curar a ressaca não funciona, é como curar uma mordedura do cão com o pêlo do mesmo» também não resulta. A água é tão eficaz como qual­quer desses processos para remediar os efeitos desidratantes do álcool, e uma bebida de manhã cedo pode ser um passo no caminho do alcoolismo.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *