Como engomar a sua roupa

Passe sempre a roupa a ferro de acordo com a temperatura ou símbolo indicados na etiqueta do tecido («Pouco quente» — um ponto; «Quente» — dois pontos; «Muito quente» — três pontos) . Comece por passar as peças que exijam a posição de temperatura mais baixa. Passe tecidos escuros ou bordados, de fibras sintéticas, sedas e lãs pelo avesso para evitar que fiquem com lustro. Passe os algodões, excepto o piqué, pelo direito, e o nylon, linho, poliéster e mistura de poliéster pelo direito e pelo avesso.

Como passar camisas e blusas

Com a peça ainda húmida, comece a passar pelas costuras e pinças. Estenda a gola, ou colarinho, sobre a tábua com o avesso para cima e exerça pressão das pontas para o centro. Vire para o outro lado e repita. A seguir, passe as mangas, começando pelo interior e depois pelo exterior dos punhos. Estenda a manga na tábua e passe os lados, evitando a borda superior. Depois, centre a costura subjacente e passe a parte superior. Se a manga da blusa tiver pregas ou franzidos no ombro, passe-a no passa-mangas ou na ponta da tábua com a ponta do ferro. Coloque os ombros sobre a ponta da tábua, um de cada vez, e passe-os. Depois, estenda e alise as costas da camisa e passe-as, incluindo as costuras externas. Numa camisa com bolso, passe o interior e depois o exterior do bolso. Finalmente, passe as frentes e pendure a peça num espaço quente e aberto para acabar de secar.

Como passar saias

Primeiro, passe o cós da saia sobre a ponta da tábua. Numa saia pregueada, alinhave a parte superior das pregas e passe um pouco abaixo do cós; vire a saia e passe cada prega a todo o comprimento da dobra. As saias franzidas ou de pregas soltas devem ser passadas da bainha para o cós.

Como passar calças

Comece pela parte superior das calças, que introduziu na ponta da tábua com o fecho de correr aberto ou os botões desapertados. Vá rodando as calças até ter passado a toda a volta. Estenda as calças e alise-as sobre a tábua, uma perna em cima da outra, com os lados e costuras alinhados. Dobre para trás a perna que está por cima e passe a face interna da perna de baixo. Volte as calças e repita no outro lado. Depois, passe a face externa de cada perna; faça os vincos com um pano húmido entre o ferro e o tecido.

Como dar bom aspecto aos fatos

Dê uma primeira passagem com um pano húmido e passe segunda vez colocando sobre o fato uma folha de papel pardo. A humidade do pano é absorvida pelo papel e as dobras ficarão melhores. Mesmo com ferro a vapor, é aconselhável passar o tecido do avesso e sobre um pano humedecido. Para tirar os foles nos joelhos das calças, vire-as do avesso e estenda a perna de frente sobre a tábua. Coloque por cima um pano húmido e faça pressão com o ferro quente até o tecido ficar liso. Passe de novo a ferro com papel pardo. Depois, utilizando o mesmo processo, estenda as pernas das calças viradas pelo direito e faça os vincos.Para fazer vincos perfeitos, coloque imediatamente sobre cada área passada a ferro um bloco de pinho natural. O pinho absorve o vapor enquanto o tecido arrefece, deixando um vinco liso. A madeira deverá ter cerca de 5 x 10 cm de secção e 15 a 30 cm de comprimento. As lapelas dos fatos devem ser dobradas com suavidade, e não vincadas a ferro. Ao passá-las, coloque sobre elas um pano dobrado para que fiquem lisas, mas sem vincos marcados.

Como utilizar o ferro com pressão

Ao passar os tecidos por pressão, não faça deslizar o ferro. Pouse-o sobre o tecido, exercendo uma leve pressão, levante, pressione a parte a seguir, levante, etc. Esta forma de passar a ferro sem movimento alisa e dá forma aos tecidos, elimina os foles causados pelo uso, devolve corpo ao tecido e permite fazer dobras e vincos perfeitos, mas requer muito cuidado para não marcar nem deixar lustro no tecido.

ferrraasfsfsdfsgsdf


One Response

  1. Marlis Sukinha Gomes da Silva 14 de Abril de 2015

Adicionar Comentário

Jakarta Inframe NutriActual