O que é uma entrevista de emprego

Para quem agora começa a procurar por um emprego, é possível que ainda não saiba bem o que é uma entrevista de emprego e no que esta consiste.

Em termos simples, trata-se de uma conversa entre duas ou três pessoas, em regra, com objetivos definidos.

Não há que temer. Esta será sempre uma oportunidade para o candidato se mostrar, às suas qualidades e motivos de ser uma mais-valia.

 

entrevista

 

A verdade é que nada é feito sem um planeamento adequado. Assim, se tiver uma entrevista de emprego agendada, planeie antes. Pense acerca do objetivo da mesma. No seu caso, o entrevistador vai querer saber qual é o seu potencial, quem você é e o que já fez, os resultados de empregos anteriores e o que pode fazer pela empresa a que se candidata.

Um currículo é o resumo das qualificações e experiências de uma pessoa. O portefólio é o conjunto de exemplos de material que uma pessoa produz ao longo da carreira. Prepare-se para a entrevista e faça um esquema breve do que irá dizer de acordo com a ordem no currículo.

A entrevista é uma avaliação e primeiro conhecimento entre empregador e futuro colaborador. O entrevistador poderá aproveitar para pedir referências a seu respeito, uma vez que importa saber o que pensam sobre si como empregado.

Muitas vezes, como complemento à entrevista ou mesmo antes, há empresas que fazem uma pré-seleção dos candidatos a entrevistar, utilizando testes de inteligência, personalidade ou de aptidão. Existem mesmo empresas que fazem testes grafológicos. Os resultados dos testes de personalidade são levados em grande consideração, assim como os testes de dinâmicas de grupo. Em regra, as estatísticas dizem que os candidatos costumam ser entrevistados duas a três vezes antes de receberem qualquer tipo de oferta ou confirmação de emprego.

O que pode acontecer e tornar-se num dos maiores problemas durante uma entrevista é o candidato ficar ansioso e assim continuar durante a entrevista. Mas de notar que uma entrevista não é nenhuma ameaça. Muito pelo contrário. Se foi chamado para ir a uma, é porque já passou na primeira fase do recrutamento, a análise do currículo. E isto já é motivo de estar confiante.

Não há que ter medo de nada, nem de ser rejeitado, mesmo que não saiba o que é realmente uma entrevista de emprego. Só tem de se concentrar em mostrar o melhor que tem para oferecer e, se isso não bastar para a empresa, então talvez esta também não seja a indicada para si.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *