Modelagem em barro

Se quiser aprender a esculpir, comece por utilizar barro de modelagem, que pode adquirir em lojas de materiais para artes oficinais. Trata-se de um barro muito maleável que não precisa de ser cozido em forno e que possui a vantagem adicional de poder ser reutilizado mesmo depois de seco.

Print Friendly, PDF & Email

v:* {behavior:url(#default#VML);}
o:* {behavior:url(#default#VML);}
w:* {behavior:url(#default#VML);}
.shape {behavior:url(#default#VML);}

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Table Normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Modelagem em barro

Como lazer escultura sem dificuldade

Se quiser aprender a esculpir, comece por utilizar barro de modelagem, que pode adquirir em lojas de materiais para artes oficinais. Trata-se de um barro muito maleável que não precisa de ser cozido em forno e que possui a vantagem adicional de poder ser reutilizado mesmo depois de seco. Por isso, não se preocupe se os seus primeiros esforços não forem muito bem sucedidos. Compre também as ferramentas de modelagem necessárias, com pontas de formas variadas.

Como esculpir uma cabeça. Para modelar uma cabeça relativamente grande, digamos cerca de um terço do tamanho natural, faça um suporte ou armação de madeira para fixar o barro. Utilize uma peça de madeira com uma secção de 2,5 x 2,5 x 30 cm pregada a uma base lisa, como sc mostra na imagem. Introduza alguns pregos, apenas parcialmente pregados, no topo da armação para ajudar a segurar o barro durante a modelagem. Alise a cabeça com uma lâmina de serrilha e a seguir dê forma aos olhos, nariz e boca com a ferramenta de modelagem. Corte duas pálpebras de um pedaço liso de barro, coloque-as na posição correcta, exercendo pressão, e dê-lhes forma com uma escova de pêlo de marta, previamente humedecida.

Paça as sobrancelhas e as orelhas com tirinhas de barro enroladas. Coloque-as no lugar e modele-as com uma espátula pequena. Nas orelhas, coloque outra tirinha de barro por dentro para engrossar as bordas. Em seguida, utilize a ferramenta de modelagem para modelar os detalhes, terminando com a escova de pêlo de marta humedecida. Utilize uma faca de modelar para cortar o barro por trás das orelhas, depois levante as bordas e os lóbulos para que não fiquem colados à cabeça. Utilize os dentes da lâmina de serrilha para definir o cabelo, ao qual pode acrescentar um pouco mais de barro para moldar em ondas ou caracóis.

Passe com uma escova de pêlo de marta humedecida em água sobre as feições, realçando as maçãs do rosto, as narinas e a boca. Finalmente, alise a cabeça com um pedaço de esponja natural embebida em água. Espere dois dias aproximadamente para que o barro seque. Nessa altura, se o desejar, pode pintar a cabeça com tintas plásticas ou de esmalte. Se não ficar satisfeito com a sua primeira experiência e quiser tentar de novo depois de o modelo ter endurecido, parta-o em pedaços pequenos, do tamanho de seixos, coloque-os dentro de um balde de plástico c junte um pouco de água. Cubra o barro com uma folha de politeno e deixe-o repousar durante 4-5 dias. Passado esse tempo, o seu barro estará pronto a ser novamente utilizado.

Utilize o barro directamente da embalagem. Coloque-o sobre a armação em pequenos pedaços, exercendo pressão, e trabalhando do pescoço para cima. Junte mais barro de um dos lados para lormar a parte de trás da cabeça.

Cabelo. Deliria o cabelo utilizando a serrilha da lâmina. Também pode acrescentar mais barro e trabalhá-lo em ondas ou caracóis.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Lazer · Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *