Como Semear no seu jardim

  • on 3 de maio de 2011
  • Likes!

Em Janeiro, consulte os catálogos de sementes e organize o seu programa de sementeiras. Encomende as variedades mais apreciadas, que por vezes se esgo­tam rapidamente. Tome em considera­ção a compra de sementes híbridas, que, embora de preço mais elevado, produzem plantas mais vigorosas e uni­formes do que as outras sementes. As sementes de tomate mantêm-se frescas durante cerca de cinco anos, mas as de outros vegetais e também as das flores só se mantêm durante um ou dois anos.

Desbastar:

Desbaste as plántulas de acordo com o espaçamento que desejar, logo que tenham duas ou três folhas definitivas. Estas são as folhas que cres­cem após as folhas iniciais provenientes da semente.

Como proteger dos pássaros:

Para proteger as sementes e as plántulas dos pássaros, cubra as leiras com fio ou rede de plástico, pois semear em solo pobre, pesado e pedregoso constitui uma perda de tempo e um desperdício de sementes.

O solo deve ser adubado com estrume bem curtido e, se necessário, suplementado com adubo químico. A terra deve ser bem esmiuçada e nive­lada. Antes de semear, e se necessário, calque ligeiramente o solo e passe-o diversas vezes com um ancinho até que a superfície fique com uma textura muito fina — v. solo, preparação do; composto.

Semear:

Semeie ao ar livre quando o tempo estiver seco e não houver vento. Estenda um fio entre duas estacas, como orientação para uma leira, e faça um rego com uma enxada para lançar as sementes.

Semeie ralo, pois deste modo as sementes ficarão mais afastadas umas das outras e poupará o trabalho de pos­teriormente desbastar os rebentos, Se as sementes forem pequenas, por vezes é difícil separá-las bem. Neste caso, pode juntar-lhes areia grossa para facilitar a operação.

De um modo geral, as sementes devem ser enterradas a uma profundi­dade equivalente ao dobro da sua lar­gura. Tape o rego com o auxílio de um ancinho e calque levemente o solo. Algumas sementes são semeadas em cai­xotes ou em estufas ou estufins para elevar a temperatura de germinação — v. estueas. Mantenha a terra húmida, mas não ensopada, para acelerar a ger­minação.

Protecção contra os pássaros:

Cobrir com fio:

Estique um fio entre duas lilás de estacas, formando um padrão com linhas cruzadas.

Cobrir com rede:

Coloque uma armação de madeira com uma allura de 10 cm a toda a volla da leira. Prenda nela uma rede de plástico com tachas ou grampos. Pode também apoiar á rede sobre arcos de arame, como se losse uma campânula.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim · Ciência · Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *