Como repara Portas e dobradiças de garagem

Portas de madeira com dobradiças

Se a porta tiver descaído, mas estiver em bom estado, pode ser possível simplesmente desaparafusar e tornar a colocar a dobradiça do topo (v. dobradiças) 6 mm mais para dentro no aro da porta. Isso fá-la-á levantar na parte de baixo.
Se as junções do aro estiverem frouxas ou desconjuntadas, desaparafuse a porta pelas dobradiças, separe com cuidado.

Faça um luro acima da travessa de lundo, Serre e retire toda a madeira podre. Corte tábuas emalhetadas à medida e encaixe-as. Cole todas as junções e a seguir cole e aparafuse a madeira à Iravessa de lundo. Utilize parafusos de cabeça de embeber e tape com massa antes de pintar. dado as partes soltas, batendo com um maço ou um martelo de borracha para não danificar a madeira. Retire toda a cola velha e volte a colar com cola à prova de água (v. colas). Com um esquadro, verifique a esquadria da porta antes que a cola seque.

A parte mais importante da porta é a iravessa de reforço, que parte cm diagonal da dobradiça do fundo até ao canto oposto. Verifique cuidadosamente se ela está firme.
Se a parle de baixo da porta apodreceu, substitua a madeira, como indica a figura. Corte a parte apodrecida até chegar à madeira em bom estado. Não teme remendar áreas apodrecidas com betume para madeira, pois este soltar–se-ia em pouco tempo e, entretanto, a zona apodrecida iria aumentando.

Se uma almofada de uma porta tiver apodrecido, utilize um formão e um maço (v. formão, utilização do) para remover a régua de remate à volta da almofada até poder retirá-la. Meça a almofada antiga; com um serrote universal, corte uma almofada nova. Utilize de preferência contraplacado tratado para exteriores e fixe a almofada no sítio com cola à prova de água. Substitua a légua por uma nova, que pode adquirir numa estância de madeiras. Corte os cantos à meia-esquadria (v, junções à meia-esquadria) e fixe-os com cola e pregos.

Verifique regularmente a pintura da porta e, se necessário, aplique nova camada de tinta.

Portas basculantes

E vulgar as portas basculantes de madeira apodrecerem na parte que se projecta para fora quando a porta está aberta: a água da chuva que aí se acumula causa o apodrecimento. Substitua a parte apodrecida como fez numa porta de dobradiças.

As portas metálicas têm tendência para enferrujar, especialmente se tiverem mossas ou riscos. Retire a ferrugem com uma escova de arame ou utilizando um berbequim eléctrico com um disco de lixar. Em seguida, aplique um produto anti ferrugem, que pode adquirir numa loja de acessórios para automóveis ou numa drogaria.

Nas portas de alumínio pode surgir um depósito esbranquiçado que, na realidade, forma uma camada protectora. Nestas portas pode também aplicar um primário à base de cromato de zinco, seguido de um esmalte de boa qualidade.
De vez em quando, ponha óleo nos fechos e nas partes móveis do mecanismo de abertura. Não ponha óleo nas molas.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Casa e Jardim · Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *