Como pintar sem pincéis

Como pintar sem pincéis, papel brilhante, papel de alumínio, oleado ou uma placa de vidro ou esmalte. Necessitará também de espátulas de madeira (pode utilizar os pauzinhos dos gelados) para aplicar as tintas, dois pratos com água, esponjas ou trapos, fita adesiva c jornais ou papel mata-borrão.

Fixe o papel à superfície de trabalho e prepare os frascos da tinta, com uma espátula para cada um, verta um pouco de água sobre o papel e espalhe-a com uma esponja ou a palma da mão. Com a espátula, tire um pouco de tinta de um dos frascos e espalhe-a sobre o papel com a palma da mão; depois, faça os desenhos com um dedo.

Os principiantes, sobretudo as crianças pequenas, devem começar com uma única cor, experimentando diversas figuras e desenhos. Posteriormente, podem acrescentar outras cores, aplicadas sobre o papel ao lado das primeiras antes de serem integradas no desenho. Quando usar cores diferentes, tenha perto de si um prato com água para lavar as mãos para evitar manchar as tintas.

A atracção desta forma de pintar reside no facto de ser possível não só modificar o desenho durante a pintura, mas também limpar tudo e começar de novo.

Depois de adquirir alguma prática, experimente usar objectos vulgares, como escovas, trapos ou pedaços de madeira, sobre a tinta ainda húmida para criar novas formas e padrões nos seus desenhos.

Deixe secar a pintura sobre várias camadas de papel de jornal ou de papel mata-borrão. Se, depois de seco, o papel estiver amarrotado ou enrugado, coloque-o entre folhas de jornal ou papel mata-borrão e passe-o a ferro até ficar liso.
V. também pintura a óleo; aguarelas.


Adicionar Comentário