Como funciona uma máquina de costura

maquina costura

O mecanismo de base de uma máquina de costura é o seguinte: enquanto o calcador mantém o tecido no lugar, a agulha atravessa-o e desce até à bobina, para formar os pontos.

Entretanto, os dentes de arrasto fazem avançar o tecido.

A agulha é accionada por um pedal ou um motor, através de um mecanismo de transmissão de que faz parte uma correia. Com o tempo, a correia pode perder elasticidade, o que faz com os movimentos da agulha fiquem irregulares. Por isso, é conveniente verificar com frequência o seu estado.

Para obter bons resultados, escolha de costura sempre uma agulha própria para a sua máquina, com número e ponta adequados ao tecido e linha que vai utilizar.

Como o mecanismo de uma máquina de costura é bastante complexo, o melhor é não ter de a abrir. Por isso, vale a pena investir numa manutenção cuidadosa, que costuma vir claramente explicada no manual de instruções fornecido pelo fabricante. Normalmente, bastará lubrificar com regularidade alguns pontos precisos e limpar o pó ao compartimento da bobina. Os pontos a lubrificar são, em princípio, acessíveis através de pequenas aberturas.

Quando a tensão correctamente regulada: a linha da bobina e a da agulha (da mesma espessura) cruzam-se de forma simétrica sobre o fio do tecido

Quando a tensão excessiva da linha da agulha: a linha da bobina sobe até à da agulha, que está demasiado esticada.

Alivie a pressão dos discos de tensão. Por vezes, pode ser necessário regular também a tensão da linha da bobina

Quando a tensão insuficiente da linha da agulha: esta desce até à linha da bobina, que está demasiado esticada.

Aperte os discos de tensão

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
Categorias do artigo:
Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *