A técnica básica da fiação manual mantém-se quase inalterada desde há alguns milhares de anos. Tudo o que é necessário é um fuso e uma porção de lã, que pode adquirir numa loja de material de artesanato. A lã tanto se vende sob a forma de lã em bruto (ao natural), como já lavada c cardada. A lã em bruto deve ser desembaraçada e cardada antes de fiada. Precisa para este efeito de duas cardas — uma espécie de pás de madeira com dentes metálicos , que pode também encontrar numa casa de material para trabalhos de artesanato.
Como fiar
Pegue num fio de lã já cardada e ate-o ao fuso, acima do contrapeso deste, como se vê na figura. Enrole o fio ao cabo do fuso, abaixo do contrapeso, e depois leve-o até acima e prenda-o com um nó ao entalhe do topo do fuso.
Corte o fio a cerca de 25 cm do entalhe e desfie as pontas. Pegue nas pontas desfiadas e numa ponta do rolo entre os dedos e o polegar da sua mão esquerda. Deixe pender o fuso e depois faça-o girar com a mão direita, de forma que as fibras e o fio sejam torcidos uniformemente até à sua mão esquerda.
Com a mão direita, puxe cuidadosamente mais algumas fibras do rolo e faça girar novamente o fuso até que as fibras fiquem torcidas com regularidade. Repita este puxar e fiar de fibras com movimentos sempre iguais e até que a lã fiada seja tão comprida que o fuso toque no chão.
Solte a lã fiada do entalhe e da parte de baixo do fuso. Enrole o fio em volta do cabo do fuso, formando um cone. Prenda outro tipo de lã cardada ao entalhe e recomece o processo. O fio de lã assim fiado é designado pelo nome de fio simples.
Como torcer o fio
Para que o fio possa ser utilizado em tecelagem, torcem-se dois fios simples. Colocam-se dois cones de fio simples num recipiente assente no chão para que os cones não rebolem e o fio se desenrole facilmente.
Prenda as pontas dos dois fios ao fuso e faça-o girar como se estivesse a fiar, mas na direcção contrária.
Quando todo o fio estiver torcido, dobe-o numa meada em cavilhas colocadas a uma distância de 45 cm uma da outra ou nas costas de uma cadeira. Ate as pontas da meada e depois dobe a lã, fazendo vários oitos para que não fique embaraçada.
Lavagem
Lave a meada de lã em água morna com pouco sabão. Esprema suavemente. Passe várias vezes por água limpa. Ponha a secar ao ar livre, mas à sombra, pendurada num poste. Mude a posição da meada no poste até a lã secar completamente. Enrole num novelo para a tecelagem.
pois esta me dando dor de cabeça me ajude
obrigado